Ficamento do Filme Invictus

1177 palavras 5 páginas
ESTUDO DE FILME
Invictus

FICHA TÉCNICA
Diretor: Clint Eastwood
Roteirista: Anthony Peckham Ano: 2009
País: Estados Unidos
Baseado no livro: “Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game that Made a Nation”, de John Carlin.

Resumo do Filme
O filme começa com um acontecimento histórico para a África do Sul, no dia 11 de fevereiro de 1990, quando Nelson Mandela interpretado por Morgan Freeman é libertado da prisão de Victor Verster, depois de 27 anos passados na prisão, que foi um grande passo para o fim do regime de segregação racial o apartheid. Quatro anos depois o fim desse regime Mandela assume a presidência do país, com a difícil missão de governo pós-apartheid, pois o país estava dividido em duas grandes esferas divididas entre brancos que dominavam o país até então, e negros vítimas do regime de segregação racial.
Logo que assume a presidência toma medidas para evitar uma grande disputa racial, mantendo alguns brancos que trabalhavam no gabinete da presidência, para sua equipe de segurança que era constituída apenas por negros, ele incorpora uma equipe de agentes brancos, que são mal recebidos.
Sabendo que o país continuava racista e economicamente dividido ele tenta tomar algumas medidas para acabar com esses problemas. Com a proximidade da Copa do Mundo de Rugby que será sediada pelo país ele usa o instrumento do esporte para unir o país. Tanto que trata a seleção nacional de rugby com extrema importância e torna outros assuntos secundários.
Essa medida é surpreendente, pois o rugby é um esporte muito praticado no país pela maioria branca, e os Springboks que é o nome do time, é um dos principais símbolos e um legado do regime do apartheid.Tanto que tem uma passagem no filme em que tentam mudar o nome do time pela representação histórica que ele tem, e os negros sempre torciam contra o time nacional, pois o time não os representavam.
Um dos problemas além da desaprovação dos negros pelo esporte, é que o time estava em um nível

Relacionados