Fibromilagia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 FIBROMIALGIA

2.1 ASPECTOS GERAIS

A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por queixa dolorosa musculoesquelética difusa e pela presença de pontos dolorosos em regiões anatomicamente determinadas. Outras manifestações, que podem acompanhar o quadro, são fadiga crônica, distúrbio do sono, rigidez muscular, parestesias, cefaléia, síndrome do cólon irritável, fenômeno deRaynaud, assim como a presença de alguns distúrbios psicológicos, em especial ansiedade e depressão.
Os estudos epidemiológicos para a determinação da prevalência da fibromialgia são escassos e até 1990 os dados eram conflitantes, devido às diferenças entre os padrões de referência de cada serviço, aos diferentes critérios diagnósticos utilizados, assim como às diferenças regionais entre aspopulações. A freqüência da fibromialgia é de 1 a 5% na população em geral Considerando os pacientes atendidos em clínica médica, a freqüência da fibromialgia é em torno de 5% o que corresponde a 2.1% dos atendimentos do médico de família e a 7.5% dos pacientes hospitalizados Na clínica reumatológica, por sua vez, ela é detectada entre 14% e 20% dos atendimentos.
A fibromialgia é mais freqüenteno sexo feminino, sendo 73 e 88% dos casos descritos no sexo feminino. Em média, a idade do seu início varia entre 29 e 37 anos, sendo a idade de seu diagnóstico, entre 34 e 57 anos. Segundo o estudo multicêntrico realizado por WOLFE et al., 1990, a média de idade por ocasião do diagnóstico foi de 49 anos, sendo 89% mulheres e 93% caucasianos.


2.2 Fatores Etiopatogênicos

A origem dafibromialgia está relacionada à interação de fatores genéticos, neuroendócrinos, psicológicos e distúrbios do sono. As alterações nos mecanismos de percepção de dor atuam como fator que predispõe o indivíduo à fibromialgia, frente a processos dolorosos, a esforços repetitivos, à artrite crônica, a situações estressantes como cirurgias ou traumas, processos infecciosos, condições psicológicas eaté retirada de medicações, como corticosteróides.
Quanto aos processos infecciosos, destacam-se os virais, em especial os agudos e os estados pós-virais. A presença de fibromialgia foi verificada em 29% dos pacientes acometidos pelo vírus da imunodeficiência adquirida, tendo sido relatados casos isolados de associação com parvovirose-B19, e ainda a associação entre a doença de Lyme e algunscasos de fibromialgia Na literatura nacional foi descrita a presença de altos títulos de anticorpo IgG anti-vírus de Epstein-Barr em 50% dos soros de pacientes fibromiálgicos. Apesar de diversas pesquisas neste sentido, ainda não foi possível se estabelecer uma relação causa-efeito entre os processos infecciosos e a fibromialgia.
Não se pode afirmar que a fibromialgia seja uma condiçãopsiquiátrica primária, porém fatores psicológicos apresentam atuação importante em alguns pacientes. Apesar das alterações bioquímicas observadas na fibromialgia e também em condições psiquiátricas (tais como a deficiência de serotonina e noradrenalina na depressão), os mecanismos fisiopatogênicos envolvidos podem ser diferentes. Parece ser mais aceitável que os distúrbios psicológicos como a ansiedade,depressão e estresse sejam secundários à condição dolorosa crônica, atuando sobre esta condição como fatores de retro-alimentação positiva.




2.3 Manifestações Clínicas

A principal queixa dos pacientes com fibromialgia é a dor difusa e crônica, muitas vezes difícil de ser localizada ou caracterizada com precisão. Os distúrbios do sono e a fadiga são relatados por 75% dos casos,fadiga esta que tem início logo ao despertar e duração maior do que uma hora, reaparecendo no meio da tarde. Os pacientes referem, ainda, rigidez matinal e sensação de sono não restaurador, apesar de terem dormido de 8 a 10 horas. O sono é superficial, tendo os pacientes facilidade de acordar frente a qualquer estímulo, além de apresentar um despertar precoce.
Apesar da fibromialgia poder...
tracking img