Fibra optica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fibra Óptica
Existem dois tipos de cabos de fibra óptica, os multimodo ou MMF (multimode fibre) e os monomodo ou SMF (singlemode fibre). As fibras monomodo possuem um núcleo muito mais fino, de 8 a10 màcrons de diâmetro, enquanto as multimodo utilizam núcleos mais espessos, tipicamente com 62.5 microns.

As fibras multimodo são mais baratas e o núcleo mais espesso demanda uma precisão menornas conexões, o que torna a instalação mais simples, mas em compensação a atenuação do sinal luminoso é muito maior.

Isso acontece por que o pequeno diâmetro das fibras monomodo faz com que a luz seconcentre em um único feixe, que percorre todo o cabo com um número pequeno de reflexões. O núcleo mais espesso das multimodo, por sua vez, favorece a divisão do sinal em vírios feixes separados, quericocheteiam dentro do cabo em pontos diferentes, o que aumenta brutalmente a perda durante a transmissão, como você pode ver nos desenhos a seguir:

Para efeito de comparação, as fibras multimodopermitem um alcance de até 550 metros no Gigabit Ethernet e 300 metros no 10 Gigabit, enquanto as fibras monomodo podem atingir até 80 km no padrão 10 Gigabit. Esta brutal diferença faz com que asfibras multimodo sejam utilizadas apenas em conexões de curta distância, jí que sairia muito mais caro usar cabos multimodo e repetidores do que usar um único cabo monomodo de um ponto ao outro.Conectores e splicing
Existem vários tipos de conectores de fibra óptica. O conector tem uma função importante, já que a fibra deve ficar perfeitamente alinhada para que o sinal luminoso possa sertransmitido sem grandes perdas.
Os quatro tipos de conector mais comuns são os LC, SC, ST e MT-RJ. Os conectores ST e SC eram os mais populares a até pouco tempo, mas os LC vêm crescendo bastante empopularidade e podem vir a se tornar o padrão dominante. Os conectores MT-RJ também têm crescido em popularidade devido ao seu formato compacto, mas ainda estão restritos a alguns nichos.
Como cada conector...
tracking img