Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPOSTA DA OBRA

A proposta do autor é defender uma teoria onde o futuro é de quem praticará o ?ócio criativo?, ou seja, pertence a quem souber libertar-se da idéia tradicional do trabalho comoobrigação e for capaz de mesclar atividades, como o trabalho, o tempo livre e o estudo.

2. ARGUMENTAÇÃO DO AUTOR

Este livro-revista (assim define o próprio autor) permitiu ao De Masi explicarde forma completa e orgânica o seu pensamento sobre o trabalho, o tempo livre e a evolução da nossa sociedade. Nele, o autor elabora de forma acessível os temas da sociedade pós-industrial, dodesenvolvimento sem emprego, da globalização, da feminilização, do declínio das ideologias tradicionais, dos sujeitos sociais emergentes, da criatividade e do tempo livre.
O pano de fundo desta obra é umaprofunda insatisfação que o autor tem com o modelo social elaborado pelo Ocidente, sobretudo pelos Estados Unidos, que é centrado na idolatria do trabalho, do mercado e da competitividade. A este, DeMasi contrapõe um novo modelo atento não só a uma produção eficiente, mas também a uma distribuição equânime da riqueza, do trabalho, do saber e do poder.
O autor defende que a confiança nas novastecnologias nos oferecerá maior ócio e que a esperança nas novas biologias nos concederão maior longevidade.Prevê que em médio prazo o tempo de trabalho será reduzido e conduzido, na sua maior parte,pelo tele-trabalho, ou seja, realizado de casa, onde a tendência é aumentar o tempo livre.

3. CONCLUSÃO

Pode-se concluir que o autor em sua obra ?O ÓCIO CRIATIVO? mostra uma visão do que podevir a ser a sociedade pós-industrial, tendo uma distribuição equânime da riqueza, do trabalho, do saber e do poder. Insatisfeito com o modelo social centrado na idolatria do trabalho, ele propõe umamaior interação entre o trabalho, o tempo livre e o estudo, onde os indivíduos são educados a privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, a amizade, o amor, as atividades...
tracking img