Fibra de vidro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FIBRA DE VIDRO
É o material compósito produzido basicamente a partir da aglomeração de finíssimos filamentos flexíveis de vidro com resina poliéster (ou outro tipo de resina) e posterior aplicação de uma substância catalisadora de polimerização. O material resultante é geralmente altamente resistente, possui excelentes propriedades mecânicas e baixa densidade.
Permite a produção de peças comgrande variedade de formatos e tamanhos, tais como placas para montagem de circuitos eletrônicos, cascos e hélices de barcos, fuselagens de aviões, caixas d'água, piscinas, pranchas de surf, recipientes de armazenamento, peças para inúmeros fins industriais em inúmeros ramos de atividade, carroçarias de automóveis, na construção civil e em milhares de outras aplicações.
A fibra de vidro faz opapel da armadura de ferro no concreto armado: torna as peças resistentes a choques, tração e flexão. É fornecida em mantas prensadas, tecidos trançados, fitas ou cordéis (rooving) que são lançados ou desfiados sobre o molde e impregnados de resina. A manta prensada é mais barata, mas solta "fiapos" durante a montagem, enquanto que o tecido, um pouco mais caro, permite um trabalho mais limpo, peçasmais resistentes e com melhor aparência final.
É um material que pode ser usado para substituir o papel machê no processo de confecção das peças do cosplay. Possui uma grande resistência e agiliza o processo de produção. Algumas pessoas chamam o fiberglass (a pronuncia é faiberglés) de plástico reforçado com fibras de vidro; outras de fibra de vidro e algumas outras simplesmente de “fibra”. Naverdade, de maneira geral, todas as variações se referem à mesma coisa. Tanto você pode dizer que uma peça é feita de “fibra” quanto dizer que é feita de fiberglass. Todo mundo vai entender. O que importa é que este material é constituído de dois materiais básicos: resina, que normalmente é a poliéster e fibra de vidro. A grosso modo, podemos dizer que a resina serve para dar forma e resistênciaquímica, enquanto que as fibras de vidro reforçam e provêm estabilidade dimensional ao laminado. Combinados, estes dois materiais produzem um terceiro, o fiberglass, com propriedades altamente superiores a madeira, ao aço e ao alumínio. É sempre bom lembrar que produtos auxiliares são necessários a moldagem do fiberglass.

Propriedades da Fibra de Vidro e Manuseio
A Fibra de Vidro é trabalhadade forma artesanal, tem maior liberdade de forma, não enferruja e não oxida. Sendo que uma das suas principais características é a leveza. A fibra de vidro tem ainda muitas características importantes como, por exemplo, isolante elétrico, isolante térmico, resistência ao fogo, alta resistência mecânica e à oxidação, resistência à umidade, baixo custo e peso mínimo. Para se produzir uma peça,utiliza-se um molde.
O negativo do objeto desejado é normalmente fabricado de madeira, alumínio, borracha de silicone ou ainda de fibra de vidro. Para peças grandes, como uma capota, o molde em fibra de vidro é mais indicado.
Para lembrar o "Fiberglass" caracteriza-se pelas seguintes propriedades:
* Altas propriedades mecânicas, como, tração, flexão e impacto;
* Leveza. Quase a metade dopeso do Alumínio e 5,5 vezes menos o do aço;
* Não condutor de corrente elétrica;
* Flexibilidade de projeto, inclusive para modificações posteriores;
* Estabilidade dimensional;
* Baixo coeficiente de dilatação térmica;
* Baixa absorção de água;
* Resistência à corrosão e oxidação;
* Nenhuma restrição ao tamanho e formato da peça;
* Boa relaçãocusto-benefício;
* Ótimo acabamento superficial (Gelcoat);
* 100% Recuperável.
Cuidados com Manuseio:
* Mantenha-os afastados do calor e do fogo;
* Mantenha-os em lugar fresco, ventilado e longe dos raios solares;
* Mantenha-os afastados de crianças e pessoas inexperientes;
* Mantenha-os afastados de alimentos e remédios;
* Evite seu contato com os olhos, pele e vias...
tracking img