fhtjtkhf

1109 palavras 5 páginas
fhfdhj hdh dfhdfhdf hdfh df hdfh dfh df hdfh dfh fdh dfh dfh fdh d gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg- gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg- ggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggghghghghghghghddhdhd- fhdfhcompleto a economia do país e Lenin adotou a denominada Nova Política Econômica (NEP) em 1922.
A Época de Stalin
Na luta pelo poder desencadeada após a morte de Lenin em 1924, Josef Stalin obteve o apoio da maioria no Partido Comunista. A partir de então, começou a série de expurgos que caracterizariam os 25 anos de mandato stalinista. Trotski foi proscrito na União Soviética e, em 1940, assassinado no México.

A Fundação da URSS
Durante a década de 1920, aconteceram mudanças radicais na administração governamental e ocorreram melhorias notáveis na economia nacional e nas relações internacionais. A Constituição de 1924 reorganizava os territórios sob controle soviético em torno do novo Estado.

A Transformação Econômica
Em 1928 teve início um período de economia planificada dirigida a partir do Comitê de Planificação Estatal (GOSPLAN, criado em 1921), colocando em prática o primeiro dos planos quinquenais aplicados por Stalin. Cada um desses planos, que duravam cinco anos, aplicava uma série de programas para desenvolver a economia nacional. Os objetivos básicos eram transformar a URSS de um país agrícola em uma potência industrializada, completar a coletivização da agricultura e transformar profundamente a natureza da sociedade.

O Grande Expurgo
Em meados da década de 1930, a política soviética foi caracterizada pelos drásticos expurgos de todos os elementos supostamente contrários à política stalinista. Os denominados “processos de Moscou” suscitaram críticas em todo o mundo ao regime soviético, que ficou seriamente debilitado pelas numerosas execuções.

A Política Externa
Do ponto de vista soviético, os acontecimentos internacionais ocorridos durante a década de 1930 colocaram em

Relacionados