FHMTSS

335 palavras 2 páginas
Em nosso estudo sobre o Brasil tomamos como indicador da capacidade organizacional da sociedade brasileira, ou seja, do seu capital social, a distribuição da (FASFIL) tal como fornecida pelo (IBGE), em parceria com a (ABONG), o (GIFE) e o (IPEA).
A metodologia para definição das FASFIL foi a de selecionar no Cadastro Central de Empresas (CEMPRE/IBGE), para 2005, as entidades, com base na composição de sua natureza jurídica que se enquadrassem, simultaneamente, nos cinco seguintes critérios:
* Privadas, não integrantes, portanto, do aparelho de Estado;
* Sem fins lucrativos, isto é, organizações que não distribuem eventuais excedentes entre os proprietários ou diretores; institucionalizadas, isto é, legalmente constituídas;
Auto administradas ou capazes de gerenciar suas próprias atividades; e voluntárias, na medida em que podem ser constituídas livremente por qualquer grupo de pessoas, isto é, a atividade de associação ou de fundação da entidade é livremente decidida pelos sócios ou fundadores" . (IBGE, 2008, p.12-13)
Os indicadores econômico-sociais selecionados são os seguintes: PIB per capita, Índice de Williamson, Índice de Gini, Índice de desenvolvimento humano, Taxa de mortalidade infantil, Esperança de vida ao nascer e Média de anos de estudo – 20 a 24 anos.
A abordagem da organização social, através do capital social permite ressaltar a relevância da temática em sua conexão com a análise dos diversificados indicadores socioeconômicos brasileiros. Mas é possível afirmar que, para os Estados com melhor relação entre habitantes por organizações sociais, existe, uma correlação significativa com melhores indicadores econômico-sociais.
Porém é observável que das cinco regiões brasileiras, a que fica nas primeiras posições em qualquer variável é a região sul e que a região na pior colocação é a nordeste. Portanto esse estudo só termina de confirmar a grande desigualdade que existe no país, evidenciando que a democracia no Brasil é artificial deixando

Relacionados

  • Atps FHMTSS II
    3071 palavras | 13 páginas