fhgm

332 palavras 2 páginas
A proposta pedagógica procura não se centralizar somente nas idéias do professor, mas que busque e valorize o que as crianças trazem, querem e precisam. O professor é um mediador desta busca do saber. Ele não só media, como está no processo, participa dele, e aprende.
Desse modo, cabe ao professor pensar atividades, organizar os ambientes, propiciar a interação entre os alunos e o conhecimento que eles desejam e necessitam adquirir. Sabem que a escola de educação infantil é o primeiro local de contato da maioria das crianças com um grupo social e um espaço diferentes dos que elas estão habituadas. Suas aprendizagens, na maioria das vezes, se dão pelas pedagogias culturais (televisão, internet, músicas, roupas, livros, jogos de vídeo game). Porém, na escola de Educação Infantil, a criança, desde cedo, sai de seu pequeno círculo familiar, ampliando seu conhecimento de mundo, seus repertórios, tendo contato com outras crianças e outros adultos que desempenham diferentes papeis: professores, diretores, serventes, merendeiras, entre outros. Isso favorece a socialização, que é ferramenta fundamental para as aprendizagens infantis, fazendo com que a criança aprenda a lidar com suas emoções.
A escola deve estar apta para receber todos os alunos, independente das características que possam apresentar. Ela é o espaço educacional que deve ser usufruído por todos. Os alunos não devem mais ficar de “fora da escola” e mais do que isso, não devem mais ser segregados em espaços escolares diferenciados ou mesmo excluídos dentro da classe comum. A inclusão exige da escola novos posicionamentos que implicam num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais, para que o ensino se modernize e para que os professores se aperfeiçoem pois este deve estar qualificado para responder as necessidades diferenciadas de seus alunos, para propor situações de ensino aprendizagem satisfatória para todos.

Relacionados