Senhor das Moscas - Análise básica do Filme e seus mecanismos de coersão

920 palavras 4 páginas
Analisando os mecanismos de coerção e o filme “Senhor das Moscas”
O controle social é exercido por meio de mecanismos de coerção social, física e psicológica. Essa coerção, tem o objetivo de controlar o individuo ou uma coletividade, a fim de que sigam as leis impostas por um poder maior.
Ao analisarmos o filme “O Senhor das Moscas”, encontramos exemplos claros de coerção social. As crianças isoladas em uma ilha, sem adultos por perto se veem livres de qualquer regra. Mais a partir do momento em que percebem que terão que lutar pela própria sobrevivência, Nomeiam um líder, no caso Ralph, para que haja um controle. Este, estipula regras, leis e funções para cada membro do grupo. Ralph é facilmente comparado com o Estado. Que exerce uma força no individuo e no coletivo, fazendo com que eles sigam suas leis, criando assim uma sociedade controlada e harmônica. Enquanto para alguns cumprir as leis é um dever moral, para outros do grupo, é desnecessária. Jack então, sugere que vivam apenas de caça e brincadeiras, sem regras. Muitos veem que essa é uma solução rápida e mais agradável e se juntam a ele.
No decorrer do filme há cenas, que exemplificam bem a coerção física. Quando o Grupo de Jack se vê reprimido, tentam amedrontar seus opositores. E acabam matando Porquinho, que ao usar a razão, para tentar mostra-los que o que estão fazendo é errado, lhe jogam uma pedra. Outra cena, mostra a tribo de Jack, invadindo o acampamento de Ralph e seu grupo, para assusta-los, tentam mata-lo, pois veem nele uma firmeza insuportável. A coerção Psicológica, acontece quando o líder da tribo, no caso Jack, aproveita o medo do resto do grupo, sobre o que há na ilha, para fazer com que os outros o obedeçam. Além de usar a caça como atrativo para todos eles, com alimentação farta e brincadeiras.
Para os positivistas, a sociedade é composta por partes diferentes e interdependentes, e sua existência depende da integração dessas partes, e do desempenho especifico de cada uma. A

Relacionados

  • socialismo
    44157 palavras | 177 páginas
  • dicionario inglês militar
    100218 palavras | 401 páginas