Fhgfjg

883 palavras 4 páginas
1.Introducao
A Diabetes Mellitos e uma doença crônica,silenciosa,alta morbimortalidade,caracterizado pela deficiência de produção e/ ou ação da insulina, associadas a complicações , disfunções e insuficiência de outros órgãos.
Segundo Carvalho ET AL (2010), no Brasil , a prevalência do diabetes na população brasileira acima de 40 anos de idade é de 10%, com estimativa de mais de 3,6 milhões de usuários do sistema publico; quase metade desconhecida esse diagnostico e somente 2/3 estão em seguimento em unidades básicas de saúde.
Segundo Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes(2006),uma epidemia de diabetes mellitos(DM),esta em curso. Em 1985 estimava-se Que existissem 30 milhoes de adultos com DMno mundo, esse numero cresceu para 135 milhoes em 1995,atingindo 173 milhoes em 2002,com projeção de chegar a 300 milhoes no ano de 2030. Cerca de dois terços desses indivíduos com DM vivem em países desenvolvidos,onde a epidemia tem maior intensidade, com crescente proporção de pessoas afetadas em grupos etários mais jovens.
Nos diabéticos , pode-se encontrar alterações nos troncos arteriais, ou arteríolas e capilares, caracterizando rescpectivamente a macroangiopatia (é a arteriosclerose das grandes artérias , artérias cerebrais, do diabetes , aparecendo nas paredes das artérias e capilares, alterações que são só próprias desta doença).
Ferida diabética e a interrupção da continuidade dos tecidos devido a causa externa (traumatismo, intervenção cirugica e outros) com perda de substancia , ocorrendo o retardo da cicatrização da ferida , devido as diabetes mellitus ser uma doença crônico-degenerativa.
A neuropatia consiste em lesões que aparecem no sistema nervoso periférico , este compreende nervos motores, sensitivos e o sistema nervoso simpático, autônomo ou autonômico (preside todos os fenômenos da regulação nervosa do órgão:coração , pulmões e fígado).
Para Carvalho ET AL (2010), a neuropatia atinge nervos sensitivos, motores e autônomos.O funcionamento

Relacionados