FHC e Itamar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
2.5 - A popularidade de Itamar Franco e os tempos difíceis para o Brasil.

Itamar Franco assumiu a presidência do Brasil, após o Impeachment de Fernando Collor de Mello, no final do ano de 1992,quando o país encontrava-se em situação crítica. O Brasil vivia um dos momentos mais difíceis, devido à inflação aguda e crônica, à recessão econômica prolongada e ao desemprego demasiado.
Ogoverno de Itamar Franco foi marcado por suas metas, nas quais consistiam no combate à inflação que marcava a situação do país, na melhora do salário mínimo e no combate à recessão econômica e àcorrupção. O plano que lhe garantiu maior sucesso foi o Plano Real, que foi implantado com a ajuda do atual Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, tal plano econômico tinha como principal objetivocombater a inflação.
O Plano Real tinha por objetivo: o controle das contas efetuadas pelo Governo, na intenção de diminuir o déficit público e aumentar as reservas econômicas no exterior; criação daUnidade Real de Valor (URV), na intenção de corrigir os preços, salários e serviços diariamente; criação da nova moeda, o Real.
Na primeira fase do Plano houve o aumento da taxa de impostos, talaumento visava reduzir o déficit público. Já a segunda fase foi marcada, com a criação oficial da Unidade Referencial de Valor, que posteriormente foi substituída por uma nova moeda, o Real. O PlanoReal conseguiu gerar efeitos positivos, assim permitindo aos brasileiros o poder de efetuar compras, e controlando a inflação.
Mesmo sofrendo as consequências das investigações da ComissãoParlamentar de Inquérito (CPI) do Congresso Nacional, devida às irregularidades no desenvolvimento do Orçamento da União, Itamar terminou seu mandato com grande índice de popularidade.

3.1 – O primeiromandato de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 1998)

Fernando Henrique Cardoso (FHC) assumiu a presidência em 1995. Foi o Ministro da Fazenda durante o mandato de Itamar Franco. FHC foi um dos...
tracking img