Fgdfgfdgdggd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Modelo das Cinco Forças desenvolvido por Michael E. Porter constitui uma boa opção para o estudo da envolvente externa na medida em que procura avaliar a atractividade de determinado sector.Segundo este modelo, a atractividade de um sector é medida pela ameaça de entrada de novos concorrentes, pelo poder negocial dos fornecedores, pelo poder negocial dos clientes, pela pressão dos produtossubstituídos e pela rivalidade existente no sector. É o conjunto destas forças que determina o potencial de lucro.

1- Ameaça de Novas Entradas: Quanto maior for a probabilidade de entrada de novasempresas num determinado sector, menor é a sua atractividade. Essa probabilidade é tanto menor quanto maiores forem as barreiras à entrada e a expectativa de retaliação. Alguns exemplos de barreiras àentrada são as economias de escala, as economias de experiência, o grau de diferenciação do produto, as necessidade de capital inicial, os custos de mudança, o acesso a canais de distribuição, aspolíticas governamentais, entre outras.

2- Pressão dos Produtos Substitutos: Quanto maior for a pressão dos produtos substitutos menor é a atractividade. Essa pressão é tanto maior quanto maior foro diferencial do rácio preço/qualidade dos produtos do sector em relação aos produtos substitutos, ou quando as empresas que produzem esses produtos substitutos apresentam taxas de rentabilidadeelevadas, o que se poderá traduzir a prazo numa redução dos preços sem afectar a qualidade.

3- Poder Negocial dos Fornecedores: Quanto maior o poder negocial dos fornecedores maior é a facilidadepara estes imporem os preços de venda, condição de pagamento, prazos de entrega e qualidade dos produtos, afectando negativamente a rentabilidade ,do sector. O poder negocial dos fornecedores tende a sertanto maior quanto mais concentrada for a indústria fornecedora, quanto menor for a importância da indústria cliente para os fornecedores, quanto maiores forem os custos de mudança de fornecedor,...
tracking img