Quadro comparando as caracteristicas do conhecimento espontanio e cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é conhecimento cientifico?

Conhecimento Científico
É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico:
- É racional e objetivo.
- Atém-se aos fatos.
- Transcende aos fatos.
- É analítico.
- Requer exatidão e clareza.- É comunicável.
- É verificável.
- Depende de investigação metódica.
- Busca e aplica leis.
- É explicativo.
- Pode fazer predições.
- É aberto.
- É útil (GALLIANO, 1979, p. 24-30). Ex: Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos batráquios.
Fale sobre ciências e poder
Essa relação de ciência e poder traz conseqüências terríveis parasociedade, a partir do momento que o Estado tem o controle e a utiliza como instrumento de manipulação para sobrepor a outros povos, como aconteceu num período histórico que se utilizaram desse mesmo conhecimento para justificar a superioridade cultural de um povo; prevalecendo a idéia etnocêntrica. Submetendo esse povo dito inferior as suas leis; ferindo o espírito democrático do conhecimento quedeve pertencer às pessoas, a sociedade como um todo e não como instrumento de manipulação de um grupo ou Estado, ou seja, daquele que possui maior poder aquisitivo.

Na fala configura-se de forma substancial o poder da ciência, que leva uma sociedade inteira a acreditar num conhecimento científico que beneficia alguns grupos ou grupo dessa sociedade, que se apoderam de argumentos parajustificar interesses próprios ou até mesmo de um governo que se utiliza de meios para justificar seus fins, ficando evidenciado que os interesses “políticos” são numa proporção maior que os interesses científicos, divergindo assim dos interesses da sociedade.

É evidenciado, portanto, no texto ciência e poder, a questão da ciência e tecnologia como dois fatores imprescindíveis na organização dasociedade contemporânea. Mas essa mesma ciência está atrelada à relação de poder, a partir do momento que esse saber científico é determinante na tomada de decisão, seja de ordem política ou ética. Entretanto, na decisão política, a linguagem comum pode designar de acordo ao interesse do poder.

2) A filosofia e a ciências – Os mitos da ciência

A demarcação das ciências naturais em relação àfilosofia foi um processo longo e gradual no pensamento ocidental. Inicialmente, a investigação da natureza das coisas consistia numa mistura entre o que hoje seria visto como filosofia (considerações gerais das mais vastas sobre a natureza do ser e a natureza do nosso acesso cognitivo a ele) e o que hoje seria considerado como próprio das ciências particulares (a acumulação de factos da observação e aformulação de hipóteses teóricas gerais para os explicar). Se olharmos para os fragmentos que nos restam das obras dos filósofos pré-socráticos, encontraremos não só tentativas importantes e engenhosas para aplicar a razão a questões metafísicas e epistemológicas vastas, mas também as primeiras teorias físicas, simples mas extraordinariamente imaginativas, sobre a natureza da matéria e os seusaspectos mutáveis. À medida que as ciências particulares, como a física, a química e a biologia, foram aumentando em número, canalizando cada vez mais recursos e desenvolvendo metodologias altamente individualizadas, conseguiram descrever e explicar os aspectos fundamentais do mundo em que vivemos. Dado o sucesso dos investigadores das ciências específicas particulares, há muito quem pergunte seainda restará algo para os filósofos fazerem. Alguns filósofos pensam que existem áreas de investigação que são radicalmente diferentes das que pertencem às ciências particulares, como, por exemplo, a investigação sobre a natureza de Deus, sobre o "ser em si" ou sobre qualquer outra coisa do género. Outros filósofos tentaram de várias maneiras encontrar uma área remanescente de investigação em...
tracking img