feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Feudalismo



Escola Gov. Carlos lima
Aluno: ruhan Matheus
Serie: 2ano




Índice
1 Introdução
2 A formação do feudalismo
2.1 Vilas: uma tradição romana
2.2 A contribuição dos povos germânicos
2.3 O papel da Igreja e as novas invasões
3 A sociedade feudal
4 Os trabalhadores do feudo (servos)
5 O feudo
6 Um poder fragmentado
7 A economia feudal
8 A cultura feudal
9 AIgreja na ordem feudal
9.1 O poder da Igreja
9.2 As heresias
9.3 O clero secular e o clero regular
10 Ensino, conhecimento e arte
10.1 O ensino
10.2 As universidades
10.3 O conhecimento
10.4 Uma arte a serviço de Deus
11 O mundo feudal em transformação
12 O crescimento populacional
13 As Cruzadas
14 Cidades e comércio: nova paisagem
14.1 A troca de moedas
14.2 Dentro dos burgos, aburguesia
14.3 As corporações de ofício
14.4 As imposições econômicas da Igreja
15 O comércio de longa distância
16 Capitalismo x feudalismo
17 A crise do século XIV
18 Referências
19 Ver também
20 Ligações externas
Feudalismo na Idade Média 
Sociedade Medieval, Economia, Influência da Igreja, Idade Média, organização do feudo,
 suseranos e vassalos, senhor feudal, cavaleiros, servos,sistema feudal.

Servos trabalhando num feudo medieval
 
Introdução 
O feudalismo tem inicio com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos. 
Estrutura Política do Feudalismo Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano maispoderoso.
Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

Sociedade feudal 
A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros daIgreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade daprodução), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

Economia feudal
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudoera a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também erapraticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.
Religião 
Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja tambémtinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.
As Guerras 
A guerra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras...
tracking img