Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cavaleiros medievais, servos e senhores feudais!! Estamos diante de uma época fascinante da história, o Feudalismo. O estudo desse período nos faz viajar a 1500anos atrás, para o momento de formação desse novo sistema que vigorou durante toda a Idade Média, na Europa.
Sistema feudal
O feudalismo começou a surgir com aqueda do Império Romano e as invasões bárbaras. Ambos contribuíram com elementos para a formação do sistema feudal. Dentre as contribuições do primeirodestacamos o colonato, costume romano no qual os camponeses eram dependentes de um proprietário rural para a utilização da terra.
Mesmo não sendo escravos, os colonos nãopodiam deixar o proprietário, pois lhe deviam uma série de obrigações. Além disso, o feudalismo herdou as características típicas da fase final do Impérioromano, ou seja, sociedade ruralizada, comércio decadente e um Estado fraco e pouco presente.
Dentre as contribuições dos povos bárbaros podemos destacar a produçãoagrícola voltada para o consumo próprio, a não utilização de moedas, o comitatus (tradição que estabelecia uma relação de fidelidade mútua entre chefes eguerreiros) e o beneficium (o pagamento, pelos chefes bárbaros, de seus colaboradores, com terras).
Somando-se a isto tudo tivemos ainda durante a Idade Média o efeito dadominação árabe-muçulmana sobre o Mediterrâneo. Durante o período de controle árabe, o comércio europeu se enfraqueceu fortemente, pois o Mediterrâneo era aprincipal via de comércio entre a Europa e Ásia. Sem a possibilidade de comercializar com outras regiões a Europa acabou desenvolvendo uma economia auto-suficiente.
tracking img