Meteorologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEEVALE











ADRIANE MARIA DALLABRIDA

JAMILLE RUBIANA DA SILVA BARALDI

PÁBULO JESSE ORTIZ PREUSS













AVALIAÇÃO DE DADOS GERADOS NA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA FEEVALE
















NOVO HAMBURGO

2011

ADRIANE MARIA DALLABRIDA

JAMILLE RUBIANA DA SILVA BARALDI

PÁBULO JESSE ORTIZ PREUSSAVALIAÇÃO DE DADOS GERADOS NA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA FEEVALE










Trabalho desenvolvido com dados da estação meteorológica FEEVALE, para fins de avaliação acadêmica na disciplina de Meteorologia e Climatologia do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.









Prof° Orientadora: Daniela Montanari Migliavacca OsorioNOVO HAMBURGO

2011




1 DESCRIÇÃO DAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS




1.1 ESTAÇÃO METEOROLÓGICA FEEVALE




A Estação Meteorológica marca Oregon Scientific, modelo WMR928NX, sem fio para uso profissional instalada na Universidade Feevale possui ícones de fácil leitura para fazer a interpretação dos dados, permite a transmissão de dados para um servidor e/ou computador,possibilitando o armazenamento de dados, bem como a geração de tabelas, gráficos, com periodicidade a ser escolhida pelo usuário, possibilitando assim uma análise compreensiva dos dados gerados.
O modelo de estação meteorológica WMR928NX é uma proposta de um sistema de fácil utilização, permitindo-lhe verificar elementos meteorológicos de precipitação pluviométrica, temperatura interna eexterna, umidade relativa do ar, velocidade do vento, direção do vento, temperatura aparente do vento (wind chill - sensação térmica), ponto de orvalho (dew point) e pressão barométrica.
Os dados da estação meteorológica da Universidade Feevale são gerenciados por um software livre, Cumulus Weather Station Software (Sandaysoft), que permite recuperar, armazenar e exibir, on line, os dados daestação automática, a fim de realizar uma rápida compreensão dos dados coletados pela estação. O procedimento de adequação do software com a estação foi realizado pelo Centro de Suporte a Informática (CSU) da Universidade.
Finalidades Essenciais:
A estação meteorológica da Universidade servirá de suporte para as aulas de Meteorologia e Climatologia do curso de Gestão Ambiental, promoverá ainterdisciplinaridade com a disciplina de Estatística, devido à geração de dados, bem como auxiliar em outros projetos paralelos da Instituição. Além de subsidiar as áreas de pesquisa e extensão da Universidade.




2. ESTAÇÃO METEOROLÓGICA INMET – PORTO ALEGRE




O 8° Distrito de Meteorologia de Porto Alegre no Rio Grande do Sul é um orgão do Instituto Nacional de Meteorologia, doMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com jurisdição nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A sede está localizada em Porto Alegre, e possui 40 (quarenta) estações meteorológicas convencionais, sendo que 24 (vinte e quatro) no Rio Grande do Sul, 08 (oito) em Santa Catarina e 08 (oito) no Paraná e 05 (cinco) estações meteorológicas automática no Rio Grande do Sul.Atualmente conta com 57 (cinquenta e sete) servidores sendo que 16 (dezesseis) na sede, 19 (vinte) nas estações do Rio Grande do Sul, 10 (dez) nas estações de Santa Catarina e 12 (doze) nas estações do Paraná.
Finalidades Essenciais:
INMET/8º DISME, Órgão Oficial da Meteorologia do País, responsável pela previsão do tempo, dá suporte à Defesa Civil nos casos em que a atmosfera coloca em risco avida dos cidadãos, contribui para o desenvolvimento de uma agricultura mais competitiva, proporcionando subsídios para a diminuição dos riscos climáticos e um planejamento mais adequado à redução de custos e aumento da produtividade. Suas ações incluem a implantação, operação e manutenção da Rede de Estações de Observação Meteorológica de Superfície e de Altitude. Mantém e opera uma Rede de...
tracking img