Feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
            A saída para a crise do feudalismo foi à ampliação do comercio para tal ocorreu a aliança do rei com a burguesia, ambos objetivaram a criação do estado nacional que com o fortalecimentodo poder central, seria possível a ampliação de mercados comerciais.           
            Nesse contexto, a expansão foi o resultado direto da crise do sistema feudal, e, a partir dela acabou acoexistência de dois modos de produção: 
-feudal – transformação
-capitalista-formação 
            Fatores que condicionaram a expansão:
-(econômico) a estagnação da economia européia > busca pornew mercados
-(sóciopolítico.) a ascensão da burguesia e o fortalecimento do estado nacio
-(religioso) espírito cruzadistico
-(cultural) aperfeiçoamento de instrumentos e técnicos de navegação,como a bússola, os astrolábios e os portulanos

O país pioneiro de expansão foi Portugal. 

Expansão Portuguesa (interesses)
-nobreza- favorável a expansão territorial restrita ao norte da áfrica,onde seria favorável na conversão dos mouros e na expansão territorial
-burguesia- objetivava a exploração comercial da costa africana e posteriormente travar contatos comerciais. Nesse contexto osportugueses circundaram o litoral africano e, em 1487 Bartolomeu Dias cruzou o cabo das tormentas. Em 1490 Vasco da Gama cruzou o cabo da boa esperança. Em 1500 chegaram ao Brasil

A ExpansãoEspanhola

            Teve inicio mais tarde do que a de Portugal. O atraso foi decorrente da sua unificação que só ocorreu no séc. XV após o território ser reconquistado do domínio mulçumano. Assimseria,  para continuar a conhecer com Portugal os reis católicos da estanha controlaram os serviços de um navegador. Cristóvão Colombo que sugeria uma viagem às índias pelo ocidente. 
            Assimsendo, os espanhóis descobriram a América, e a principio por acreditarem ter chegado às índias os espanhóis batizaram a população local de índios. 
            Os índios que viviam no continente...
tracking img