Caso clinico iam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1037 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso clinico
Paciente R. L deu entrada no P.S. as 21:15hs no dia 09/02/2012 com fortes dores torácicas com irradiação para MSE, há três (3) dias.Nega = DM, HAS, tabagismo, orientada, contactuando, hidratada, descorada com extremidades frias. Ao exame físico; apresenta pupilas isocoricas foto reagenté, pele integra com extremidades frias, MV+, BCNF 2 tempos sem sopro, abdome plano indolor àpalpação. P.A= 140x100mmhg arrítmica. Paciente refere sudorese e dispnéia, sintomas de analgesia e parastesia dos MMSS D e esquerda. Conduta: monitorização continua, encaminhada aos exames de ECG, RX de tórax, BGM, enzimas. Paciente admitida na UTI às 23:30hs, proveniente do PSA com HD. Negaalergias, informa artrite, osteoporose e gastrite, pupilas isocórica foto reagenté, afebril. Na UTI foi realizado trombolítico (Estreptoquinase) durante aferição dos SSVV apresenta HAS, náuseas e vômitos. Paciente foi encaminhado ao exame de cateterismo.
Problema de Enfemagem: Deambulação prejudicada, risco de choque, Intolerância à atividades, Débito cardiaco diminuído, Integridade da peleprejudicada.
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM:
1: Deambulação Prejudicada
características Definidoras, Capacidade  Prejudicada para percorre as distâncias necessárias.
Fatores Relacionados: Capacidade de resistência limitada , dor.
 
2:Risco de Choque.
fatores de risco: hipotensâo, hipoxemia.
 
3:Intolerância à atividades.
caractéristicas definidoras: lateraçôes eletrocardiográficas refletindo isquemia ,desconfortos a esforços , dispineia aos esforços , relato verbal de fraqueza.
fatores relacionados: imobilidade, repouso no leito.
 
4:Débito cardiaco diminuido:
caracteristicas definidoras, ansiedade.
fatores relacionados, volume de ejeçâo alterado,ritimo alterado.
 
5:Integridade da pele prejudicada.
caractéristicas definidoras: rompimento da superfície da pele.
fatores relacionados:Extremos de idade, imobilizaçâo física, Circulação prejudicada.
Diagnostico do paciente Infarto agudo do miocárdio. O que é IAM: Infarto agudo do miocárdio se refere à morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), que ocorre de forma rápida (ou aguda) devido à obstrução do fluxosanguíneo das artérias coronárias para o coração.
Causa : A principal causa está relacionada à presença de uma Doença Arterial Coronariana (DAC). Trata-se de uma doença onde há a deposição de placas de gordura por dentro das paredesdas artérias coronárias (as artérias coronárias são vasos sanguíneos que irrigam o coração). Quando estas placas de gordura causam obstrução ao fluxo sanguíneo das coronárias para o coração, o músculo cardíaco sofre pela falta de sangue/oxigênio e começa a morrer. Por isso, o tratamento deve ser feito rapidamente, no sentido de desobstruir as artérias coronárias eevitar a morte do músculo cardíaco. Outra causa relacionada ao infarto agudo do miocárdio é a ocorrência de um severo espasmo coronariano. O espasmo coronariano se refere ao colabamento das paredes das artérias coronárias, impedindo o fluxo sanguíneo ao coração. Embora não se saiba ao certo o que causa o espasmo das artérias coronárias, muitas vezes esta condição está relacionada a:
* Uso dedeterminadas drogas, como a cocaína.
* Dor intensa ou estresse emocional.
* Exposição ao frio extremo.
* Hábito de fumar cigarro.
O que é cateterismo: Exame cardiológico invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares, como por exemplo, a visualização de um estreitamento, geralmente formado por uma placa de gordura, na artéria coronária.
Causas: A...
tracking img