Festivais: proposta de ruptura cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Festivais: Proposta de ruptura cultural

Resumo:
Este artigo tem como finalidade realizar uma abordagem dos festivais da década de 60, em relação ao seu contexto estético, discursivo e a progressão dos meios de comunicação que interagiram com a formatação dos mesmos. Uma análise das características e contribuições dos festivais para cultura atual.

Palavras-chave:
Festivais, cultura,estética, comunicação, discurso.

Abstract:

This article aims to achieve an approach of the Festivals from 60’s, their aesthetic and discursive context and the media progression that interacted with the formatting of them. An analysis of their characteristics and contributions to the culture today.

Key-words:

Festivals, culture, aesthetics, communication, discourse.

Introdução:
Emperíodos de grande agitação política e cultural como ocorreu no Brasil nos anos 60 e 70, observa-se a intensificação das intervenções sociais, em meio à cultura expressa no contexto político ditatorial, ocorre à cultura que tentou driblar a ditadura, com a arte da palavra dentro dos festivais musicais dá época.
Sob o olhar rigoroso da censura foi preciso pensar em uma nova forma de combate ao regimeimposto, este é o maior ocorrido durante os festivais musicais deste período que inicialmente visavam uma nova formatação para televisão, trouxe através da elaboração de interpretações diversas sobre eventos e desenvolvimentos da sociedade, identidades, culturas e paradigmas ideológicos.
Não só a música foi engajada como conjuntura crítica durante os festivais, mas também estéticas edesenvolvimento da comunicação de época como um todo. Esta é a reflexão objetivada por este trabalho, nos Festivais da Música popular Brasileira, realizados pela TV Record e o Festival Internacional de Canção Popular realizado pela TV Globo, no período de 1964, perdurando a 1985. Refletindo comumente nos festivais realizados no período de 1964 a 1970, procurando compreendê-los no momento histórico em que sederam.
O referencial teórico relativo ao momento de transição entre a música intelectual e a massificação cultural, as referências presentes nos discursos que compõem uma política de ação na sociedade, a revisão crítica da cultura brasileira no âmbito da linguagem, da informação e do movimento tropicalista, as primícias relacionadas ao modernismo e sua assimilação e transformação das influênciasexternas no ato antropofágico, que refletiu durante os festivais, serão fonte de análise deste artigo.
Visando ainda a introspecção do papel da mídia e da elaboração da produção do cenário radiofônico em junção com a televisão. Como ainda hoje, os festivais pressupõem a busca de novos talentos em relação ao objetivo dos festivais passados, trabalhando com o contexto de enunciados do período atual.O produto cultural criado pelos festivais que estimulou a integração entre o público erudito e a cultura de massa, o movimento da contracultura, que pressupôs a ditadura, influenciando a transformação de todos meios de comunicação de época.
Os mecanismos de linguagem utilizados durante os festivais, relatando como estes atingiam o público de época e como são interpretados e intertextualizadosnos dias de hoje, tendo ao longo da história servido de diferentes formas de expressão individual ou coletiva.

O avanço da comunicação durante os festivais
Um festival é um evento, encenado geralmente por uma comunidade local, que se centra em algum aspecto original dessa comunidade. No início da sua percussão os festivais estiveram relacionados a festas, religiosas como jogos de celebração adeuses. A de se pensar que estas primeiras caracterizações do termo (jogos encenados por comunidade), estiveram presentes nos festivais da década de 60 e 70, e que se desenvolveram sendo marco de época ainda hoje.
Pode-se considerar o Brasil como pioneiro dos festivais, pois este conceito relacionado a uma forma de reunir exibições artísticas (canções) dos anos 60, já se fazia presente nos...
tracking img