Festas religiosas na baixada santista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
 
Em todo mundo as cidades religiosas atraem turistas em busca de experiências que despertem seus sentimentos de esperança e fé. Num país em que o catolicismo é definido como religiãooficial, é natural que festas e situações de lazer sejam de inspiração religiosa. Estas se mostram predominantemente alimentadas pela tradição e iniciativas populares, ainda que com apoio deinstituições como a Igreja e órgãos públicos.
Conforme Gouthier (2000, p.08); “As festas religiosas brasileiras têm sua origem no calendário de romarias e devoção dos Santos e Santas de Portugal, herança comnovos tons, com influência dos índios, dos negros e dos imigrantes”
Esta pesquisa vai descrever algumas dessas tradicionais festas, nas localidades.
 

CRONOGRAMA DOS PRINCIPAIS EVENTOS
 Maio a Festa do Divino existente há mais de 300 anos, não poderia deixar de trazer em sua bagagem, histórias e participações de fiéis.
Essa comemoração foi uma das heranças que os portugueses implantaram naregião, tornando-se fixa na cidade de Itanhaém.
 No século XIII, o Reino Português estava passando por uma fase conturbada e conta-se que a Rainha Isabel abdicou da coroa em favor do Espírito Santo paraque tudo voltasse ao normal. Muito religiosa, tornou-se uma festa em Portugal e, com a colonização, foi trazida para vários lugares do Brasil. 
São dezenas de seguidores que acompanham desde ospreparativos iniciais até a fase final da festividade.

Junho a Festa de São Pedro.  Ele é consagrado, por ser o dia que seus restos mortais, e os de São Paulo, são levados ás catacumbas de São Sebastião,em Roma.       Uma procissão marítima é feita por pescadores, que carregam a imagem do santo em alto mar, dezenas de barcos decorados com bandeirinhas coloridas acompanham a procissão.

Setembro,a Festa de N. Senhora de Monte Serrat atrai milhares de pessoas em procissão. Por meio da lei sancionada pelo então prefeito Antônio Feliciano, em 1954, Nossa Senhora do Monte Serrat foi...
tracking img