Festao empressarial

1182 palavras 5 páginas
SÍNTESE
ARTIGO: RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS APLICADO AO PROCESSO DECISÓRIO

Um controle interno adequado é aquele estruturado pela administração e que possa propiciar uma razoável margem de garantia de que os objetivos e metas serão atingidos de maneira eficaz, eficiente e com a necessária economicidade. Portanto, para que o controle seja bem sucedido é preciso, a priori, um bom sistema de informação a fim de identificar o que realmente deve ser realizado na entidade e qual a melhor decisão a ser tomada.
Conforme verificamos em SILVA (2003) a literatura fornece diversas tipologias que sugerem o entendimento de controle e poder nas organizações. O mais relevante dessas conceituações, embora usufruam a fragmentação e tipificação do conceito, é o auxilio que nos fornece para o entendimento das formas de submissão e controle. De maneira simplista, GALBRAITH (1989), indica três instrumentos para o exercício do poder: condigno, compensatório e condicionado. Partindo dessa percepção entendemos que o poder compensatório e o condicionado são fortemente adotados pelas políticas de Recursos Humanos que, de forma geral, visam à mutação dos indivíduos em seres puramente organizacionais. Dessa maneira, políticas fortes de remuneração, plano de carreira, prêmios e promoções são reflexos de uma tentativa de guiar os empregados conforme o interesse da empresa, mas os compensando de forma a sustentar uma idéia de conquista por parte desses indivíduos. Uma maneira mais “profunda” de imperar os valores da empresa é condicionar os empregados através de práticas, infiltrando nesses sujeitos uma nova identidade, sendo modificada concomitante a inserção desse indivíduo na organização.
Relacionando esta visão ao trabalho de PAGÈS et al. (1987), vemos que o poder se reforça através do controle das informações, ou seja, a incerteza é evitada ao nível dos diretores, mas todavia ocorre no nível operacional, o que demonstra a pouca importância atribuída ao processo de comunicação da

Relacionados