Fertilizantes

Páginas: 24 (5802 palavras) Publicado: 19 de junho de 2014
universidade regional de blumenau furb
centro de ciências tecnológicas
engenharia química












FERTILIZANTES












BLUMENAU
2013







FERTILIZANTES

Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Introdução aos Processos na Engenharia Química,do Bacharelado em Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau/FURB.


Prof. Jorge Luiz Blosfeld










blumenau
2013
SUMÁRIO



LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Justus VonLiebig...................................................................................................6
Figura 2 – Representação de umbiodigestor.......................................................................11
Figura 3 – Fluxograma de produção de fertilizante orgânico..............................................11
Figura 4 – Fluxograma da cadeia produtiva dos fertilizantes..............................................12
Figura 5 - Equação de reação da amônia..............................................................................14
Figura 6 - Fluxograma da síntesede amônia........................................................................15
Figura 7: Fluxograma da fabricação do superfosfato pelo processo de câmara contínua................................................................................................................................18
Figura 8 – Fluxograma de produção de cloreto depotássio.................................................20













LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Principais fertilizantes utilizados na agricultura...................................................9


























1 INTRODUÇÃO

Atualmente, existe uma elevada demanda por alimentos e sua obtenção depende, em grande parte, de fertilizantes, já que estes possuem diversos nutrientes essenciaispara o desenvolvimento das plantas. Os fertilizantes repõem no solo os ingredientes removidos pelas plantas e adicionam substâncias indispensáveis aos solos nativos para que sejam mais produtivos.
Existem diversos tipos de fertilizantes, desde inorgânicos a orgânicos, sendo necessária a avaliação do solo para identificação do melhor e da quantidade necessária. Os principais são aquelescompostos de nitrogênio, fósforo e potássio.
No desenvolver do trabalho encontra-se uma apresentação sobre Liebig, conhecido como “o pai da agricultura moderna”. Além disso, faz-se presente também, uma breve descrição de fertilizantes, processos de obtenção, informações sobre a indústria brasileira neste ramo, especificações sobre a atuação do NPK (nitrogênio, fósforo, potássio) no solo, informaçõessobre fiscalização e impactos ambientais por eles gerados.
















2 DESENVOLVIMENTO

2.1 JUSTUS VONLIEBIG

Figura1 - Justus VonLiebig

Fonte: 

Nascido no ano de 1803 em Hesse-Darmstadt na Alemanha, denominado como a maior autoridade em química na sua época, foi autor de grandes contribuições na sistematização da química orgânica e reconhecido pelo seupioneirismo na aplicação da ciência na biologia, na bioquímica e na agricultura.
Justus era filho de um laboratorista de materiais para pinturas e produtos medicinais e foi pioneiro no ensino científico em laboratórios. Influenciado pelo meio onde cresceu, Justus estudou Química na universidade Born, e posteriormente foi para Erlangen onde obteve seu doutorado em 1822. Com o intuito de aprimorar seusconhecimentos foi para Paris e concluiu seu pós-doutorado em 1824. No ano de 1825 criou a primeira escola de formação de químicos e ministrava as aulas práticas na Universidade de Giessen, na Alemenha. O cientista lecionou durante 28 anos nesta universidade, que após a Segunda Guerra Mundial foi renomeada como Justus Liebig University e o antigo departamento onde trabalhou se transformou em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fertilizantes
  • Fertilizantes
  • Fertilizantes
  • Fertilizantes
  • Fertilizantes
  • fertilizante
  • fertilizantes
  • Fertilizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!