fertilizantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃOFertilizantes são empregados para suprir as necessidades nutricionaisdas plantas, pois o solo por si só não tem condições de fazê-lo. Para cumprir sua função os fertilizantes minerais devem apresentar uma série de características desejáveis.Os fertilizantes minerais, são aqueles constituídos por compostos inorgânicos, e serão denominados simples se forem constituídos por umúnico composto químico, podendo fornecer um ou mais nutrientes. andressa de melo medeiros Os fertilizantes mistos ou misturas de fertilizantes são aqueles constituídos por dois ou mais fertilizantes simples.
Características de natureza FísicasAo contrário das características químicas, as características físicas dos fertilizantes são mais difíceis de serem controladas pela legislação oficial e muitas vezespendências podem ser resolvidas por acordo direto entre fornecedor e consumidor.
Estado físicoFertilizantes são empregados predominantemente na forma sólida; soluções e suspensões ainda são de emprego relativamente restrito no Brasil. Os fertilizantes sólidos podem se apresentar sob as seguintes tipos:- misturas de grânulos: são os fertilizantes mistos ou misturas fertilizantes obtidos pelamisturafísica de dois ou mais fertilizantes granulados.- misturas granuladas: são os fertilizantes mistos ou misturas fertilizantes onde cada grânulo contém todos os nutrientes garantidos.- misturas complexas: são os fertilizantes mistos ou misturas resultantes de reação química entre matérias, primas como NH3, H3PO4 e H2SO4, onde cada grânulo também contem todos os nutrientes garantidos.CARACTERÍSTICAS DE NATUREZA QUÍMICA
 Número de nutrientes: Um fertilizante pode conter um, dois ou vários macronutrientes primários, macronutrientes secundários e micronutrientes. Uma vantagem dos fertilizantes com vários nutrientes é a economia de trabalho na aplicação, mas deve-se considerar ainda que os nutrientes serão aplicados na mesma proporção.
Forma química dos nutrientes:
Dependendo do nutriente,eles podem se apresentam nos fertilizantes sob diferentes formas químicas. O potássio, por exemplo, é o caso mais simples, pois ele é encontrado apenas na forma iônica, K+ , fornecida sobretudo através de KCl e mais raramente por K2SO4, KMg(SO4)2 e KNO3. Como esses sais são solúveis em água, o comportamento no solo do potássio é praticamente invariável com relação à fonte empregada.Já o nitrogêniopode ser aplicado ao solo em diferentes formas: amoniacal, NH4+ e NH3; nítrica, NO3- ; amídica, NH2; cianamidica, e protéica. Alem do mais, essas formas, uma vez presentes no solo, sofrem transformações acentuadas em um espaço de tempo relativamente curto. Com relação ao fósforo ele é aplicado basicamente como espécies protonadas do íon fosfato: H2PO4 - ou HPO4 ou ate mesmo H3PO4. A concentraçãototal dessas formas no solo vai depender estritamente da solubilidade da fonte empregada.
UtilizaçãoAs plantas são capazes de produzir seu próprio alimento, retirando da água, do solo, da luminosidade, tudo o que precisam para crescerem fortes. Mas, nem sempre elas conseguem retirar a quantidade necessária. É aí que entram os fertilizantes, que garantem os nutrientes necessários para o crescimentoda planta.Para saber se as plantas estão sem nutrientes, basta observar alguns sintomas como, por exemplo:Crescimento lento;A planta fica com caules e hastes fracas;As folhas ficam miúdas, sem brilho ou amarelas;As folhas inferiores caem com facilidade;A planta fica menos resistente ao ataque de pragas ou doenças;Espécies floríferas apresentam floração pobre ou ausente, com colorido apagado e sembrilho.As plantas necessitam de diversos elementos químicos:Macronutrientes: Carbono, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e potássio.Micronutrientes: Boro, cobalto, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco.
Composto
são compostos orgânicos ou inorgânicosutilizados para repor os nutrientes essenciais ao desenvolvimento vegetal. Alguns nutrientes são necessários aos...
tracking img