Ferrovias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade São Judas Tadeu
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Engenharia Civil










Seminário
FERROVIAS










São Paulo
2012





Sumário

ESTRUTURA DE UMA FERROVIA 3
Infra-estrutura 3
Super-estrutura 3
SURGIMENTO DAS FERROVIAS 5
TRANSPORTE FERROVIÁRIO NO MUNDO 6
FERROVIAS NO BRASIL 6
Primeira Ferrovia do Brasil 6
Ferrovias Históricas 7
OSISTEMA FERROVIÁRIO NACIONAL 10
A Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA 11
A Criação Da FEPASA 12
O Processo de Desestatização 12
AS FERROVIAS EM SÃO PAULO 14
ESTRADA DE FERRO SANTOS – JUNDIAÍ (EFSJ) 15
A Construção 15
Construção do Trecho de Planície 16
A Subida da Serra do Mar 17
Conexões 17
Descida e subida da serra do mar 18
Sitema Funicular 18
Cremalheira 18
CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 21


ESTRUTURA DE UMA FERROVIA

A via permanente ferroviária pode ser definida como “o sistema de sustentação e rolamento dos trens em circulação” (Amaral apud Lima,1998). Ela é normalmente separada em duas partes que são a super-estrutura e a infra-estrutura.
Infra-estrutura
É o conjunto de obras implantadas em uma faixa de terreno, destinadas ao estabelecimento e àproteção do caminho de rolamento da via. Ela é composta por:
• Sistema de drenagem: São os equipamentos que visam promover o escoamento satisfatório da água proveniente das chuvas.
• Seções de terraplanagem: São compostas pelos cortes, aterros e as seções mistas. Os cortes são as seções onde é retirado material para compor a plataforma ferroviária. Nos aterros são colocados materiais para compor estaplataforma. Nas seções mistas há uma associação de corte e aterro compondo a plataforma.
• Obras de arte especiais: São obras de grande porte que se prestam a auxiliar na transposição de alguns obstáculos ao caminho da ferrovia, como rios, montanhas ou grandes desníveis. As principais são pontes, viadutos e túneis.
• Obras de contenção: São responsáveis pela proteção da plataforma ferroviária. Sãoexemplo deste tipo de obra os muros de arrimo, as cortinas atirantadas e os muros de peso.

Super-estrutura
A super-estrutura é a parte da via permanente responsável por receber as cargas dos veículos ferroviários e transmiti-la para a infra-estrutura. Ela é composta por:

• Trilho: São vigas contínuas de aço que tem como funções principais guiar as rodas dos veículos ferroviários, receberos carregamentos verticais, laterais e longitudinais aplicados pelos rodeiros, fornecer uma superfície de rolamento, conduzir energia para circuitos de sinalização e comportar-se como terra para circuitos elétricos de tração das locomotivas (Muniz, et all, 2006). Os trilhos podem ser unidos através de talas ou podem ser soldados. A solda é mais indicada pois ela não gera a descontinuidade queacontece no caso das talas. Ele é composto por boleto, alma e patim

• Dormentes: Os dormentes são vigas posicionadas transversalmente em relação ao trilho que tem como principais funções transferir a carga recebida ao lastro, manter a bitola, restringir os movimentos do trilho e amortecer as vibrações. Os materiais empregados para confecção dos dormentes são madeira, concreto, aço e polímeros. Amadeira é a mais usual pois é de fácil manuseio, e atende a todas as funções para qual este componente se propõe. As dimensões dos dormentes variam de acordo com a dimensão da bitola e o espaçamento entre eles.

• Lastro: Material granular idealmente de 15 a 45 cm de espessura, que fica logo acima do solo. Suas funções principais são: distribuir ao solo os esforços, dar elasticidade à via quando dapassagem dos veículos, corrigir as irregularidades da infra-estrutura formando uma superfície uniforme para colocação dos dormentes, impedir o deslocamento dos dormentes e manter a super-estrutura drenada (Brina, 1983). O material mais utilizado como lastro ferroviário é a pedra britada, porém encontra-se também em ferrovias brasileira escoria de alto forno desempenhando esta mesma função....
tracking img