fenomenos de transaporte

855 palavras 4 páginas
/
1° Etapa

Passo 1 – Desenho do aquário

Passo 2 – Determinar o valor de massa de água e o peso específico da água quando o tanque principal estiver completamente cheio de acordo com a geometria escolhida. Para efeito de cálculos, considerar que a massa específica da água é igual a 0,998 g/cm3. Adotar a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s.

e= 0,998g/cm³ g= 9,81m/s² v= 0,05m³

γ=e * g = 998 x 9,81 γ≅ 9790,38N/cm³

P=γ * v
P= 9790,38 x 0,05= 489,52N/m³

Passo 3 – Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet sobre a viscosidade da água e por que especialistas em aquários recomendam utilizar sal como uma forma de alterar a viscosidade em torno do peixe.
A viscosidade é uma propriedade característica dos líquidos e gases reais e newtonianos que se caracteriza pela medidada resistência ao escoamento que um fluído oferece quando se encontra sujeito a um esforço tangencial.
Para um fluído newtoniano, a força F necessária para manter o gradiente de velocidade dv/dx, entre planos adjacentesde um fluído de área A, é dada pela seguinte expressão matemática: F = m x A x (dv/dx), onde m é uma constantedenominada por coeficiente de viscosidade.
Esta constante tem como unidades do Sistema Internacional de Unidades (S.I.) o pascal segundo e no sistema deunidades c.g.s., é o poise (P).
Esta viscosidade é frequentemente denominada de viscosidade absoluta ou dinâmica para se evitar confusão com aviscosidade cinemática ( n ), que é dada pela razão entre a viscosidade absoluta e a densidade do fluído em questão. Asunidades do Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é o metro quadrado por segundo (m2/s). A unidade do sistemac.g.s. chama-se stoke (St) e equivale a 1 cm2/s.

Sendo a viscosidade uma consequência do atrito interno que se produz no seio de um fluído, um dos problemas práticosque se levanta é o de saber qual a viscosidade que deve possuir um lubrificante. Por um lado deve ser baixa

Relacionados

  • a vida
    100514 palavras | 403 páginas