Felicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sou feliz?
Trabalho de filosofia

1. Por que se diz que existe uma relação histórica entre felicidade e filosofia?

A filosofia define-se como o estudo de temas relacionados à existência, como o conhecimento e a linguagem, com o uso de argumentos racionais e lógicos. Há muito, a prática da filosofia, da criação de argumentos e reflexões, existe com o intuito de explicar, ou ao menos tentarentender, a existência humana, e vários "porquês" saltam na mente... Por que faço isso e não aquilo? Por que faço o que não deveria? Acho que a felicidade entra neste contexto. O ser humano se difere do restante dos animais porque é considerado racional. Sem exceção, cada um procura buscar sua própria felicidade. O que seria felicidade? Ser feliz é quando se está livre de preocupações ou quaisquerproblemas, é estar em plena satisfação no momento que se vive. Por isso, todos em sua curta existência, procuram por esse sentimento, por esse estado de espírito.
Muitas vezes, com o correr do dia-a-dia, não se para para pensar sobre isso, sobre esse sonho da felicidade, embora inconscientemente estejamos sempre praticando nossas ações em prol disto. Como quando estudamos para tornarmosqualificados e mais futuramente sermos empregados, com a garantia de uma boa vida. Isso não é buscar pela felicidade? Estes dois conceitos, filosofia e felicidade, se ligam pelo segundo ser um objeto de estudo do primeiro. A filosofia estuda os conceitos da existência, e o que o ser humano procura enquanto vive? Sua felicidade, esteja nela incluída a felicidade do próximo ou não, o homem procura viversendo o mais feliz possível, e esse estudo, essa ligação, existe e remonta desde a época em que esse conceito de filosofia foi criado, permitindo ao homem criar reflexões sobre sua própria existência.

2. Explique o conceito de finalidade última.

O conceito de finalidade última em filosofia é algo superior a mente humana; em relação ao que não existe argumento.

3. Entre as conclusões a quevem chegando estudos científicos a respeito da felicidade, destaque as que você considera mais instigantes ou reveladoras (pelo menos três). O que elas significam? Que ensinamentos trazem para a construção da felicidade de cada um?

Felicidade é você ficar alegre, feliz por algum motivo. Três exemplos são: quando você está com uma pessoa que você gosta; quando ganhamos um presente que jáhavíamos desejado antes; quando você pratica alguma coisa que te deixa feliz.
A felicidade é um sentimento, muitas vezes de prazer também. Pesquisas mostram que atos que resultam na felicidade das pessoas podem afastar doenças como a depressão, por exemplo. Ou seja, a felicidade é um benefício.

4. É possível saber se somos felizes ou se existe o autoengano? Explique.

Sim. Por exemplo, umapessoa que não tem do que comer, não é feliz, pois ela sabe que tem chances de morrer. Então, na minha opinião, é possível saber se a pessoa é feliz ou não. Mas por outro lado, há pessoas que acreditam que conseguem se enganar em relação à sua felicidade, pois não aceitam a realidade de que elas não a tem. Portanto, o autoengano é de consciência de quem o pratica, tornando-se possível saber se somosfelizes ou apenas estamos passando esta imagem.

5. Quais seriam as principais coisas para ser feliz? Explique quais o grupo escolheu.

O que nos tornaria felizes? Achamos que esta pergunta depende de cada indivíduo, pois cada pessoa possui suas próprias prioridades. Porém, se perguntássemos, a maioria diria que é dinheiro. Coisa importante esta, não? Atualmente vivemos em uma sociedadecapitalista, que obviamente dá mais valor ao que temos do que ao que somos. "Ah, você viu a bolsa que comprei? É da marca X.""Ah! A minha é da marca Y!" Este tipo de situação ocorre muito frequentemente, e embora estes bens não sejam duráveis, as pessoas dão bastante valor a isso, pois é um indício de que você possui dinheiro, que é um indício que você possui uma vida boa, que é um indício de que...
tracking img