feldspato

Páginas: 12 (3000 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE MINERAÇÃO E GEOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS
ALUNO: FELIPE MARQUES DE SALES
PROFESSOR: ARLINDO JOSÉ BAZANTE
PÉRIODO 2013.2










FELDSPATO








CAMPINA GRANDE
14/04/2014
1. INTRODUÇÃO
O trabalho em questão busca entender o comportamento econômico dofeldspato. Suas principais reservas, os estados brasileiros com a maior produção, os substitutos, as principais empresas no Brasil, os maiores produtores mundiais, preços utilizados e suas aplicações.



















2. CARACTERISTICAS
O feldspato é um termo que engloba principalmente dois grupos de minerais, são eles os álcalis-feldspato e os plagioclásios. Osálcalis-feldspato são principalmente o ortoclásio e a microclina cuja fórmula química é a mesma (KAlSi3O8). Os plagioclásios que formam uma solução sólida desde a albita rica em sódio Na(AlSi3O8) até anortita rica em cálcio Ca(Al2Si2O8).
A principal função do feldspato é atuar como fundente nas indústrias de vidro e cerâmica. Devido ao preço reduzido, é recomendado que as minas de feldspato fiquem localizadaspróximas aos centros consumidores. Na indústria vidreira o feldspato é usado como fonte de Al2O3, Na2O e/ou K2O, e SiO2. Aproximadamente para cada tonelada de vidro produzido emprega-se 90 Kg de feldspato. Na indústria cerâmica o feldspato é o constituinte não-plástico que, além da função de fundente, auxilia o corpo cerâmico a manter a sua forma após a queima. Nesta indústria o feldspato érepresentado por dois minerais: albita (NaAlSi3O8), e ortoclásio ou microclína. No porcelanato para cada tonelada de material produzido utiliza-se cerca de 500 kg de feldspato.
As características básicas dos feldspatos estão relacionadas a seguir:
- densidade - 2,54 a 2,76;
- cores - branco, cinza, róseo;
- dureza - 6 a 6,5 (escala Mohs);
- sistema de cristalização - monoclínico, triclínico;
-aspecto ótico - translúcido e transparente (menos
freqüente);
- clivagem - perfeita em duas direções formando ângulos
de 90ºC ou próximo deste valor.
3. PEGMATITOS
No Brasil, os pegmatitos ainda são a principal fonte de feldspato. Normalmente, os pegmatitos são corpos pequenos, apesar de portarem feldspato de alta qualidade. Os depósitos brasileiros produtores de feldspato estão distribuídos emuma larga faixa que se estende do Nordeste ao Sul do País4. O Brasil possui sete principais províncias produtoras de feldspato de pegmatito, dentre as quais se podem citar.
A Província Oriental, que é a maior do Brasil, estendendo-se desde o Sul do Estado do Rio de Janeiro até o Sul da Bahia, estando situada no estado de Minas Gerais a sua maior porção. Essa província, além de ser grande produtorade feldspato, destaca-se, em termos mundiais, na produção de gemas.
A Província da Borborema–Seridó que é uma das mais importantes províncias pegmatíticas brasileiras e situa-se nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, tendo sido cadastrados mais de 400 corpos de pegmatito.
Os Estados da Região Sul apresentam poucas áreas com pegmatitos. O Estado do Paraná apresentava, em 1996, umaúnica área em produção, localizada na Colônia dos Castelhanos, no município de São José dos Pinhais. Em Santa Catarina, também naquele ano, somente existia uma área em lavra, em Azambuja, município de Pedras Grandes.
No Estado de São Paulo localizam-se as províncias de Perus-Guarulhos e de Embu-Guaçu, e as regiões de Socorro, Bananal, São Luís do Paraitinga, Santa Branca e Mogi das Cruzes.
As maioresreservas medidas estão nos municípios de: Cantagalo (RJ)5 com 75 milhões de toneladas, Castro (PR) com 35,8 milhões de toneladas, Cachoeira (BA) com 24,7 milhões de toneladas e Nova Palmeira (PB) com 20,2 milhões de toneladas.
4. SUBSTITUTOS
No Brasil diversas substâncias minerais vêm sendo utilizadas como fundentes na formação da fase vítrea dos corpos cerâmicos, substituindo o feldspato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Feldspato
  • Feldspato
  • Feldspatos
  • Determinação do work index do feldspato
  • Petr Leo E Feldspato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!