Fejoeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Em que deve ser fundamentada a recomendação de adubação ( cite no mínimo 5 fatores).
R: Deve ser fundamentada nos seguintes fatores:
Em resultados de análises de solo complementadas pela análise de planta; numa análise do histórico da área; no conhecimento agronômico da cultura; no comportamento ou tipo de cultivar e na disponibilidade de capital do agricultor para aquisição defertilizantes.

2. Na escolha de um cultivar de feijão, que fatores devem ser analisados?
R: Na escolha de um cultivar de feijão deve ser analisado os seguintes fatores: A resistência ás diferentes raças de patogênos, plantas mais eretas, grãos com tamanho, cor e formato, consoantes a determinados padrão comerciais e com boas propriedades culinárias e estabilidade associada a alta produtividade de grãos.3. Faça um relato sobre adubação do feijoeiro?
R: A correção da acidez do solo e a adubação das culturas, são tidas como práticas comprovadamente indispensáveis ao manejo dos solos. Entre as tecnologias indicadas na produção de feijão, a calagem e a adubação nitrogenada são as que têm gerado maior número de questionamentos. Quanto à calagem, as dúvidas mais freqüentes são em relação àeficiência de sua aplicação em superfície. Em relação ao nitrogênio, as dúvidas vão desde reações e mecanismos controladores da disponibilidade do N no solo, características e reações no solo das diferentes fontes de nitrogênio, até à prática da adubação, quanto a fontes, doses, métodos de aplicação, época mais adequada de aplicação durante o ciclo da cultura e a necessidade de seu parcelamento e,sobretudo, quanto aos seus aspectos econômicos. Estas técnicas de manejo de adubação, ainda são a melhor estratégia utilizada para maximizar a eficiência de uso do nitrogênio e permitir aos produtores obterem máximo retorno econômico do uso de fertilizantes. Da mesma forma que existem muitas dúvidas sobre adubação das culturas e da correção da acidez do solo, existem, também, muitos problemaspráticos relacionados com transformação no solo dos resíduos orgânicos vegetais e com a aplicação de micronutrientes. A prática da adubação depende, de vários fatores, os quais devem ser previamente analisados no sentido de aconselhar aos agricultores a praticarem uma adubação mais adequada, quanto aos aspectos agronômico (que obtenha maior eficiência dos fertilizantes) e econômico (que resulte em maiorrenda líquida ao produtor).

4. Quais as doenças e métodos de controle causado por patógenos da parte aérea e do solo na cultura do feijoeiro?
R: O feijoeiro é um hospedeiro de inúmeras doenças de origem fungica, bacteriana, e virótica. As doenças fungicas estão divididas em dois grupos com base a sua origem:
* As principais doenças da parte aéreas são: antracnose, mancha-angular;ferrugem, o oídio e a mancha-de-altenária, sarna e carvão.
* Entre as principais doenças fungicas cujos os agentes causais apresentam capacidade de sobreviver no solo encontra-se: mofo-branco; a mela; a podridão-radicular-rhizoctonia, podridão-radicular-seca, murcha-de-fusário e a podridão-cinzenta-do-caule. As doenças de origem bacteriana mais importantes são o crestamento-bacteriano-comum, e amurcha-curtobacterium. Os vírus do mosaico-comum e do mosaico-dourado são doenças viróticas de maior importância que podem ocorrer na cultura do feijoeiro.
* Para o controle da maioria destas doenças deve-se utilizar, sempre que possível, uma combinação adequada de métodos. Entre os mais empregados, encontram-se as práticas culturais, o controle químico e a resistência da cultivar a um ou maispatógenos desde que disponível. Como sugestão, pode-se citar uma série de práticas que os produtores devem empregar com a finalidade de diminuir as perdas ocasionadas pelas doenças: isolamento da cultura, eliminação do hospedeiro do patógeno ou do vetor, evitar introdução na área de resíduos de cultura ou de solo infectado, utilização de semente de qualidade, tratamento químico da semente, época...
tracking img