Fedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Memórias do Subsolo é um livro dividido em duas partes. Na primeira parte o personagem principal traz reflexões filosóficas de cunho existencialista para si mesmo. Diz viver há 40 anos no subsolo. Aoinício do livro e até mesmo durante algumas partes do livro mais adiante pensei ser o subsolo um local físico, com um porão onde o personagem foi trancafiado.

Mas não se trata disso. O subsolo éum local “espiritual”, de isolamento, de aflição, de amargura, um local não real que podemos imaginar como um porão escuro e com goteiras. Mas somente ao final do livro que percebemos isso. Quanto aopersonagem, me veio à mente uma pessoa com uma barba longa e grisalha, um corpo fino como que mal alimentado e as roupas rasgadas. Mas não há nenhuma descrição física deste personagem. Este é umretrato mental que faço de uma personalidade. Um sujeito desiludido com o mundo. Que lembra aquele ser vil, torpe, do poema de Fernando Pessoa.

A leitura da primeira parte da obra, “O subsolo”, mostradiversos conflitos éticos e morais que o personagem enfrenta, lembrando de sua vida, arrependido de muitos de seus atos, ao mesmo tempo que preocupando-se em justificá-los de antemão (que serãorelatados apenas na segunda parte do livro). Justifica, também, a sua própria vida no subsolo. Escrito em meados do século XIX, sua obra parece antecipar em suas reflexões à Freud e muitos outros filósofos epensadores em pontos do texto. O subsolo é um local em nossa mente que escondemos de nós mesmos e que preferimos não chegar perto. Mas, como em Freud, um local que determina muitos de nossos atos(numa visão não determinística da determinação).

Na segunda parte, “A propósito da neve molhada”, o narrador personagem relata uma passagem de sua vida. É como se fosse um conto. O personagem entãorelata como estes conflitos internos, expostos na primeira parte, tem implicação na sua vida cotidiana, ou mesmo como eles são o resultado de suas ações (algo impossível de determinar).

Nesta parte...
tracking img