fdafadfda

325 palavras 2 páginas
Crescimento Econômico dos países do BRICS - Rússia

A Federação Russa, localizada entre o leste da Europa e norte da Ásia, é o maior país do mundo em extensão territorial e em breve poderá tornar-se-á uma das maiores potências econômicas, devido ao seu crescimento econômico acelerado. Após a mudança em seu sistema de governo e com a dissolução da URSS, a Rússia deixa de ser socialista e torna-se capitalista, o que possibilita laços econômicos com outros países, através do BRICS; fortalecendo a sua economia através da exportação do petróleo e seus derivados para diversas partes do mundo, principalmente para a União Europeia, que atualmente importa 25% de sua energia. Além do petróleo, a Rússia é detentora dos recursos naturais tais como: carvão, cobre, ferro, ouro e zinco, tornando-a uma superpotência energética. Diferente do Brasil, a questão da educação também é levada muito a sério na Rússia, totalizando 0,06% de analfabetismo.
Abrir empresas na Rússia é vantajoso, uma vez que a mesma oferece:
Vasto mercado consumidor
Mão de obra qualificada
Melhoria contínua em investimentos
Fácil acesso aos mercados dos outros países que faziam parte da União Europeia

A Rússia é um dos países mais ricos do mundo em recursos naturais, mas isso não a impede de ser detentora de um alto índice de corrupção pelos seus governantes, o que gera emigração de milhares de jovens para a Europa e Estados Unidos, em busca de novas oportunidades.
A saúde pública na Rússia também não é das melhores. Com a baixa natalidade e o aumento do consumo de drogas lícitas (tabagismo) e ilícitas, principalmente as intravenosas, o número de casos de HIV positivo tem aumentado, afetando 80% dos jovens com idade de até 30 anos; seguido de morte por doenças cardíacas. Ou seja, até 2050, com a relação natalidade/mortandade, a Rússia poderá ter um gigantesco desastre demográfico.

Bibliografias:
Jornal Europ4 Expert
Jornal Diário da Rússia – 23/01/2014
Jornal Epoch Times –

Relacionados