Fbfbfzd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As radiações  não ionizantes
Prof. Dr. Marcus Vinícius Licínio. Referências:  Biofísica Eduardo A. C. Garcia, Editora Sarvier. Biofísica EssencialCarlos A. Mourão e Dimitri M. Abramov, Editora Guanabara Koogan.

Relembrando: • As radiações Alfa Beta (partículas) e Gama As radiações Alfa, Beta (partículas) e Gama  (eletromagnética) são de origem nuclear. • A  radiação X (eletromagnética) tem sua  ( é) origem em ajustes na eletrosfera. • TODAS ELAS SÃO CONSIDERADAS RADIAÇÕES TODAS ELAS SÃO CONSIDERADAS RADIAÇÕES  IONIZANTES.

Uma radiação é considerada ionizante quando tem a capacidade de ejetar (arrancar) um  tem a capacidade de ejetar (arrancar) um elétron de um átomo. As radiações Alfa,Beta, Gama e X são capazes  As radiações Alfa Beta Gama e X são capazesde realizar essa ejeção em átomos e moléculas  biológicas, inclusive o DNA. biológicas inclusive o DNA Por esse motivo são consideradas  Biologicamente Ionizantes

Os efeitos da radiação podem ser classificados em: O f i d di ã d l ifi d• Diretos: quando a energia de uma radiação é transferida diretamente à uma macromolécula da célula como o DNA modificando a sua DNA, estrutura.

Ação direta
Ação dominante com radiações de alto LET
(transferência linear de  energia)_ energia)

Interação direta com um  constituinte celular constituinte celular Átomos do alvo são  ionizados/ excitados

Particulas Alfa Protons NeutronsAlterações Biológicas

Efeitos  Genéticos

Efeitos “transmitidos” as  futuras gerações

• Indiretos: quando a energia d radiação é di d i da di ã transferida para uma molécula como a da água, que estápresente na célula gerando produtos altamente reativos nas proximidades da macromolécula que são capazes de causar uma lesão Exemplo: Formação de radicais livres que irão interagir com o DNA.Lembrando que as etapas envolvidas nos efeitos da q p radiação na matéria viva são: 1) efeitos físicos, 2) efeitos químicos e 3) efeitos biológicos. q ) g

Radiação ...
tracking img