Fazendo um aviao voar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Para fazer um avião voar, deve ser gerada uma força para compensar o peso. Esta força é chamada sustentação e é gerada pelo movimento do avião através do ar. A sustentação é uma força aerodinâmica ("aero" significa ar, e " dinâmica" significa movimento). A sustentação é perpendicular (em ângulo reto) à direção do escoamento incidente (vento). O escoamento incidente e o sentido/direção do vôo nãosão necessariamente os mesmos, sobretudo em manobras. Tal como acontece com o peso, cada parte do avião contribui para uma única força de sustentação, mas a maior parte da sustentação do avião é gerada pelas asas. A sustentação do avião funciona como se atuasse num único ponto, chamado centro de pressão. O centro de pressão é definido tal como o centro de gravidade, mas usando a distribuição dapressão em torno de toda a aeronave, em lugar da distribuição do peso.No centro de pressão atuam somente forças. Além do centro de pressão, outro ponto no aerofólio é de grande importância no projeto de uma aeronave: o centro aerodinâmico. Neste, além das forças, surge um momento chamado Momento de Arfagem. O coeficiente de momento de arfagem não varia quando variamos o ângulo de ataque. Ocoeficiente de momento é um coeficiente adimensional que qualifica e quantifica se, para certo aerofólio, há um momento picante ou cabrante sobre o engaste da asa. Este momento é fundamental, por exemplo, na determinação das cargas aerodinâmicas para definição da estrutura e para o projeto de sistemas de controle, como o profundor.

A pressao do ar em cima das asas de um avião sempre sera menor do que naparte debaixo da asa. Isso devido ao seu formato reto embaixo e curvo na parte de cima da asa, como na foto a seguir:

[pic]

No caso do aviao de papel o que faz ele permanecer no ar por um certo tempo, é a forma dele ser feito. Cada dorba influencia muito no resultado final, ou seja, no voo do dele. Se um lado do avia estiver mais pesado que o outro, ele nao fará um voo “perfeito”. Acabarápendendo para um lado.

O Centro de Pressão (CP) é o ponto onde age a resultante das forças aerodinâmicas e o momento de arfagem é nulo. O Centro de Pressão muda de posição conforme variamos o ângulo de ataque, caminhando para o bordo de ataque quando o ângulo é aumentado.

O Centro Aerodinâmico (CA) é o ponto ao redor do qual o momento de arfagem, causado pelas forças aerodinâmicas, permanecerelativamente constante, apesar das variações no ângulo de ataque (para pequenos afastamentos do CP em relação ao CA).

Todo avião precisa de controle e ajustes para voar bem. Mesmo os de papel.Cada um é diferente, e necessita de diferentes ângulos de inclinação no elevador.Mesmo nos mais simples modelos, você pode adicionar algum controle.

[pic]
Após os primeiros vôos, talvez sejamnecessários ajustes para melhorar a performance. Veja os diferentes padrões de vôo que podem ocorrer:

[pic]
1- B é como ele deve voar. Em linha reta na direção em que foi lançado.

2- Se o vôo seguir a curva A, dobre o estabilizador ligeiramente para baixo. Ele pode estar com o nariz mais leve que a cauda. Tente aumentar o peso com um clips.

3- Se o vôo seguir o padrão C dobre o estabilizadorligeiramente para cima. O nariz pode estar muito pesado. Tente aumentar o peso da cauda, colando durex na mesma.

4- Se ele não tem leme vertical, mas vira para um dos lados, uma asa deve estar maior que a outra. Se tem leme, dobre um pouco para o lado contrário à curva.

5 - Faça sucessivos ajustes, até conseguir um padrão de vôo. Se nada disso funcionou, seu avião deve estar realmente ruim.Jogue no lixo e faça outro.

6- Um dos enganos mais comuns dos aspirantes a piloto é deixar as asas com um angulo de inclinação para baixo. Isto reduz a estabilidade lateral, e pode fazer o avião girar. Deixe um angulo em que as pontas das asas sejam a parte mais alta das mesmas (diedro), isto vai permitir que voe em linha reta.

7- O lançamento é tão importante quanto o avião. Se não voar bem,...
tracking img