Fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia FAESA CET-FAESA

Gestão Aplicada

Nome: Felipe Rangel e Iná de Paula
Curso: Comércio Exterior 1 B
Prof. Yuri Blanco
INTRODUÇAO

Vamos fazer um correlação entre asteorias desenvolvidas por Henri Fayol e Frederick Wilslow Taylor com uma rotina de trabalho ambientada nos dias de hoje, como comparativo usaremos uma empresa de nome fictício aborda apenas como empresa“X”.

ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO

Taylor verificou que os funcionários obtinham o conhecimento para execução de suas tarefas do trabalho através da observação de funcionários maisexperientes. Ele notou que este fato resultava em diferentes métodos empregados na execução da mesma tarefa.
Sempre há técnicas e ferramentas melhores que as demais. Estas técnicas e ferramentas podem serencontradas, analisadas e aperfeiçoadas de forma científica através de um estudo de tempos e movimentos, substituindo métodos empíricos por métodos científicos. Dessa forma é possível estabelecer umpadrão para a organização através de uma pesquisa. Isto foi chamado de Organização Racional do Trabalho (ORT).

Segundo Taylor, os operários não tinham competência, nem formação ou meios para analisarcientificamente o seu trabalho e estabelecer de forma científica o método ou ferramenta mais eficiente. Os supervisores deixavam sob a responsabilidade dos seus subordinados a escolha da melhortécnica de execução do trabalho.

A Administração Científica ocorre uma realocação e divisão das responsabilidades. A gerência é responsável pelo planejamento e supervisão do trabalho dos operários,enquanto estes se limitam a execução das tarefas. A ORT é baseada nos seguintes princípios:

1. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos;

2. Estudo da fadiga humana;

3. Divisão dotrabalho e especialização do operário;

4. Desenho de cargos e tarefas;

5. Incentivos salariais e prêmios de produção;

6. Conceito de Homo Economicus (Homem Econômico);

7. Condições...
tracking img