Fatos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas da Professora Leonir Flores.
Sala 05 – Pedagogia – Primeiro Semestre
1-Fato social é coercitivo, o que é? Dê um exemplo de quando ou como um fato social é coercitivo.
R-Fato coercitivoé a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Essa força se manifesta quando oindivíduo desenvolve ou adquire um idioma, quando é criado e se submete a um determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a certo código de leis ou regras morais. Nessas circunstâncias, oser humano experimenta a foca da sociedade sobre si.
Ex.- Jogar lixo no chão ou fumar em certos lugares – mesmo quando não proibidos por lei nem reprimidos por penalidade explícita. 

2-Fatossociais são exteriores aos indivíduos. Dê um exemplo.Dê um exemplo de como o fato social é exterior ao indivíduo

R- Existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesãoconsciente, sendo, assim, “exteriores aos indivíduos”. Ao nascermos já encontramos regras sociais, costumes e leis que somos coagidos a aceitar por meio de mecanismos de coerção social, como aeducação. Não nos é dada a possibilidade de opinar ou escolher, sendo assim independentes de nós, de nossos desejos e vontades. Por isso, os fatos sociais são ao mesmo tempo “coercitivos” e dotados deexistência exterior às consciências individuais.

Ex. Beber, comer, dormir.

3-Fatos sociais são generalizados aos indivíduos. Como o fato social é generalizado. Dê um exemplo.
R- É social todo fato queé geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles; que ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento ou ao longo do tempo. Por essa generalidade, osacontecimentos manifestam sua natureza coletiva, sejam eles os costumes, os sentimentos comuns ao grupo, as crenças ou valores. Formas de habitação, sistemas de comunicação e a moral existente numa...
tracking img