O presente estudo se insere na compreensão das migrações internacionais contemporâneas crescentes a partir dos anos 80, contextualizadas a partir dos processos de reconstrução produtiva, quesignificou a configuração de novas formas de circulação do capital e da população e, também, no contexto do fenômeno da globalização em suas diferenciadas matrizes e prolongamentos. Entende-se, assim, oaumento crescente dos fluxos migratórios inter-estatais como um produto direto da globalização, ou seja, os deslocamentos humanos foram potencializados e fomentados pelo advento das novas técnicas decomunicação e transporte que podem ser entendidos como elementos facilitadores da circulação informações e pessoas.
A mobilidade humana, em termos de números de pessoas que atravessam fronteiras, nuncafoi tão grande quanto nos dias de hoje, a cada minuto pelo menos dez pessoas estão cruzando fronteiras ao redor do mundo, não incluindo os migrantes ilegais. Segundo dados das Nações Unidas (ONU), onúmero de países onde o número de migrantes excede 10 por cento do total da população saltou de 43 em 1960 para 70 em 2001. Conforme o mencionado, para falar em migrações contemporâneas é importante terem vista a forma como a globalização transforma os deslocamentos de pessoas. Verifica-se atualmente que o horizonte do migrante é muito mais amplo, ele não se restringe mais a uma localidade próxima,ao contrário seu horizonte agora não tem mais fronteiras, pois ele vive em um mundo onde os parâmetros mudam constantemente e informações circulam livremente, estimulando consumos, gerando sonhos ecriando expectativas de uma vida melhor.
De acordo com Zigmund Bauman, em tempos de globalização, as pessoas são “arrastadas” à condição de turistas ou de migrantes porque a mobilidade deixou de ser umfenômeno à parte e estendeu suas malhas e estruturas para todo o tecido social. Mas, não se deve esquecer que os deslocamentos contínuos existiram em outros momentos históricos, mas somente na... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). Fatores que impulsionam ou causam as migrações internacionais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fatores-Que-Impulsionam-Ou-Causam-As/48610389.html

MLA

"Fatores que impulsionam ou causam as migrações internacionais" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fatores-Que-Impulsionam-Ou-Causam-As/48610389.html>.

MLA 7

"Fatores que impulsionam ou causam as migrações internacionais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fatores-Que-Impulsionam-Ou-Causam-As/48610389.html>.

CHICAGO

"Fatores que impulsionam ou causam as migrações internacionais." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fatores-Que-Impulsionam-Ou-Causam-As/48610389.html.