Fatores de abandono das atividades desportivas por crianças nas escolinhas de futsal de são borja com idade entre 11 e 14 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FATORES DE ABANDONO DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS POR CRIANÇAS NAS ESCOLINHAS DE FUTSAL DE SÃO BORJA COM IDADE ENTRE 11 E 14 ANOS

Guilherme Krause Righi

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que ocasionam o abandono em atletas praticantes do futsal de São Borja com idade entre 11 e 14 anos. Para identificar estes fatores foi aplicado o inventário dos fatores deabandono de atividades esportivas com amostra de cinqüenta participantes. Através dos dados coletados, foi verificado que Poucas competições ,falta de apoio dos pais, pressão e cobrança do técnico, preferência do treinador por outros colegas, falta de apoio do técnico e dificuldade de relacionamento com o técnico, pressão dos pais para obter bons resultados, abrangem 91 % dos pesquisados entre os 22fatores que existem no inventário.





Palavras chave- Abandono no esporte, futsal


Introdução

O esporte tem causado consequências culturais em grandes dimensões, movimentando uma grande massa de pessoas e principalmente crianças a prática do esporte. O esporte vem ocupando um espaço cada vez maior na vida das pessoas, especialmente das crianças e dos jovens. A influência doseventos esportivos divulgados com grande freqüência pelos meios de comunicação, a identificação com ídolos, a pressão dos pais e dos amigos e a esperança de obter sucesso e status fazem com que um número crescente de crianças inicie sua prática cada vez mais cedo. Treinar, competir, vencer, prêmios, são palavras comuns no cotidiano dos jovens que praticam esporte ou que o vislumbram como grandepossibilidade de sucesso (DE ROSE JR, 2002).
Enfim, 25 milhões de crianças no mundo inteiro estão envolvidas em alguma forma de organização esportiva de competição WEINBERG and GOULD, 1995, apud Knijnik, J et all.
Porem muitos são desmotivados por alguns fatores nesta caminhada, neste sonho por ser um atleta! Por exemplo a falta de apoio dos pais, problemas de ordem física(lesões, doenças), pressão ecobrança excessiva por parte do técnico ou dos pais, enfim são muitas as hipóteses ou até a união de várias que contribuem para que jovens percam o gosto pelo esporte. Então o problema é, Quais são os fatores que ocasionam o abandono no esporte ?
De encontro a esta questão este estudo objetiva identificar os fatores que ocasionam o abandono em atletas praticantes do futsal de São Borja comidade entre 11 e 14 anos, verificar quais fatores exercem maior e menor influencia e analizar estes fatores.
A educação física constantemente vem demonstrando através de pesquisas cientificas todos os benefícios que a pratica de atividade física proporciona a seus adeptos. Em contrapartida existe uma parcela desta população que acaba sendo desmotivada e conseqüentemente, optam por outrasatividades afim.
Os fatores de abandono são o resultado desta desmotivação e com o resultado desta pesquisa profissionais da área, saberão como “não” agir, ou seja, o que deixar de fazer para permanecer com seus alunos por mais tempo .


Metodologia

Essa é uma pesquisa do tipo descritiva exploratória de caráter transversal. A pesquisa descritiva é relacionada com o status. Das muitastécnicas de pesquisa descritiva, a mais preponderante é o questionário. A justificativa principal para se utilizar um questionário é a necessidade de obter respostas de pessoas de uma vasta área geográfica. O questionário normalmente tenta assegurar a informação sobre as praticas presentes, condição e dados demográficos.(Thomas e Nelson)


1. População
Escolinhas de futsal particulares domunicípio de São Borja.
2. Amostra
A amostra desta pesquisa é representada pelos alunos-atletas com idade entre 11 e 14 anos que deixaram de fazer parte das escolinhas participantes do estudo.

3. Procedimentos
1. Coleta de dados
Dentro da cidade de São Borja encontrou-se duas escolinhas de futsal aptas a participar da pesquisa. Aptas por que mantêm arquivos de ex- jogadores, e...
tracking img