fator de potencia rev01

1591 palavras 7 páginas
CAPACITORES PARA
CORREÇÃO DO FATOR
DE POTENCIA

1.1

INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnologia e com o aumento das cargas não lineares nas instalações elétricas, a correção do fator de potência passa a exigir alguns cuidados especiais. A Correção do fator de potência realizada através da instalação de capacitores tem sido alvo de muita atenção das áreas de projeto, manutenção e finanças de empresas interessadas em racionalizar o consumo de seus equipamentos elétricos. Objetivando aperfeiçoar o uso da energia elétrica gerada no país a ANEEL (Agência Nacional de
Energia Elétrica), através do Decreto Nº 479 de 20 de março de 1992 estabeleceu que o fator de potência mínimo deva ser de 0,92.
Este capitulo tem como objetivo dar orientação para uma correta instalação de capacitores, corrigindo efetivamente o fator de potência e proporcionando às empresas maior qualidade e maior competitividade.
1.2

FATOR DE POTENCIA

1.2.1 Conceitos Básicos
A maioria das cargas das unidades consumidoras consome energia reativa indutiva, tais como: motores, transformadores, reatores para lâmpadas, fornos de indução, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potência:
- Potência ativa: Potência que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, etc. É medida em KW.

Potencia ativa trifásica
Potencia ativa monofásica

ܲ = ܸ × ‫√ × ܫ‬3 × ܿ‫ݏ݋‬Ǿ (KW)
ܲ = ܸ × ‫ݏ݋ܿ × ܫ‬Ǿ (KW)

Potência aparente: A potência aparente é a soma vetorial entre a potência ativa e reativa.

Essa potência é a que a fonte de alimentação transfere para o circuito, ou seja, a potência ativa e a reativa somadas. A potência aparente é expressa em VA.

Potencia aparente trifásica
Potencia aparente monofásica

ܲ = ܸ × ‫√ × ܫ‬3 (KVA)
ܲ = ܸ × ‫( ܫ‬KVA)

- Potência reativa: Potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É medida em kVAr.

Potencia reativa trifásica
Potencia

Relacionados

  • tema 1 gest o estrat gica de qualidade
    5035 palavras | 21 páginas
  • Portfolio 2 SEMESTRE
    6975 palavras | 28 páginas
  • Aquarismo
    43406 palavras | 174 páginas