FATOR CRÍTICO DE SUCESSO NA ENGENHARIA CIVIL: SEGURANÇA DO TRABALAHO

3373 palavras 14 páginas
1

FATOR CRÍTICO DE SUCESSO NA ENGENHARIA CIVIL:
SEGURANÇA NO TRABALHO
José Geraldo de Figueiredo1
RESUMO
Nos últimos anos, o ramo da construção civil tem apresentado expressivo crescimento, de forma que a Engenharia civil tem dedicado atenção ao tema da Segurança do trabalho, visto que muitos acidentes acontecem na área e as perícias demonstram que a maioria deles ocorre por imprudência do empregado ou da falta de processos adequados por parte do empregador. O objetivo deste estudo é discutir a importância do entendimento da segurança como um fator crítico de sucesso na construção civil. Para realiza-lo, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica, por meio da abordagem a diversos autores e materiais da área de Engenharia Civil. Os resultados da pesquisa demonstram que a Qualidade tornou-se um quesito prioritário para as Empresas do ramo, visto que suas ferramentas, baseadas em controle e rastreabilidade, permitem conduzir com eficiência os processos relativos à segurança no trabalho. Além disso, confirmou-se a segurança como fator de sucesso ao negócio, uma vez que a legislação aplicável ao setor está cada vez mais rigorosa e a tendência é um mercado de clientes mais exigentes em relação ao cumprimento das normas que resguardem a vida.
Palavras-chave: Engenharia, Construção, Civil, Segurança.

Introdução

O presente trabalho tem como tema a importância da segurança do trabalho na Engenharia civil e o entendimento desta matéria como um fator crítico de sucesso no ramo da Construção civil.
Nesta abordagem, é objetivo da pesquisa responder às seguintes questões:
Como a segurança no trabalho tem sido praticada no ramo da construção



civil?
Qual o papel da segurança do trabalho na Gestão Estratégia de uma empresa



do ramo de Engenharia Civil?
O objetivo primordial deste estudo é apresentar a importância do entendimento da segurança do trabalho como um fator crítico de sucesso para as empresas do ramo de construção civil, de forma a despertar nos gestores a

Relacionados

  • PIM NATURA
    83303 palavras | 334 páginas
  • Natura
    83262 palavras | 334 páginas