Fato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1 INTRODUÇÃO 4
2 O QUE É FATO SOCIAL 4
3 AUGUST COMNTE 6
3.1 Pensamentos de August Comnt 7
3.2 Principais obras de August Comnte 8
4 ÉMILE DURKHEIM 8
4.1 Pensamentos de Émile Durkheim 10
4.2 Principais obras de Émile Durkheim 10
5 KARL MARX 11
5.1 Pensamentos de Karl Max 12
5.2 Obras de Karl Marx 13
6 MAX WEBER 14
6.1 Pensamentos de Max Weber 15
6.2 Principais obras de MaxWeber 16
7 CONCLUSÃO 17
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17















1 INTRODUÇÃO

A sociedade foi constante objeto de estudo para vários pensadores e estudiosos da modernidade, dentre os quais se destacam os autores das teorias clássicas relativas à maneira de entender a sociedade:
Augusto Comte – É considerado principal nome da teoria positivista que consiste naobservação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação, mas há outras características igualmente importantes.
Émile Durkheim– Foi responsável por estabelecer o objeto de estudo da sociologia assim como indicar o seu método de investigação. Foi através dele que a sociologia penetrou a Universidade, conferindo a esta disciplina o reconhecimento acadêmico.
Max Weber tinha o objeto dasociologia como, fundamentalmente, a captação da relação de sentido da ação humana. Que, conhecer um fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico da ação ou ações que o configuram para, a partir daí entender os fenômenos sociais em maior amplitude. Essa ação é aquela “cujo sentido pensado pelo sujeito ou sujeitos é referido ao comportamento dos outros, orientando-se por ele o seu comportamento”.A teoria fundamentada por Karl Marx é uma crítica radical das sociedades capitalistas e que se posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e prática, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais (categorias analíticas) que, no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa


2 O QUE É FATO SOCIAL


Fato social é todo evento queacontece dentro da sociedade, apresentando algum tipo de interesse social, pelo menos para uma grande parte dos indivíduos com certa generalidade.
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social. Para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é umcomportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.
Segundo Émile, para que um fato seja considerado social tem que possuir essas tais características principais.
A coerção social, sendo a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a conformarem-se àsregras impostas pela sociedade em que vivem, não havendo, contudo, a vontade ou escolha dos indivíduos. Tal força manifesta-se quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando aceita determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis. A coerção é constatada pelas sanções que serão impostas ao indivíduo, caso ele venha a se rebelar. Essas sanções, emprincípio, são espontâneas, para desvios leves, provenientes de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Desvios considerados graves sofrem coerção através da punição (peso das leis). Essas regras são transmitidas através da educação, seja ela formal ou informal.
A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre osindivíduos, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente, sendo denominada como: exterior aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis são existentes antes até do nascimento das pessoas, que deverão obedecê-las sob a pena de punições.
A terceira característica é a generalidade. Os fatos sociais se manifestam através da natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, a...
tracking img