Fase mordenista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatos Históricos
0 Mudanças no Cenário Mundial 0 Crise de 29 0 Final da Republica Velha 0 Eleição de Getúlio Vargas 0 No final Segunda Guerra Mundial

A Poesia modernista Brasileira
0Universalismo 0 Regionalismo

0 Politizada
0 Alguns outros fatores : Social, religiosa e amorosa.

Alguns Poetas no modernismo
0 Carlos Drummond de Andrade 0 Murilo Mendes 0 Jorge deLima 0 Cecília Meireles 0 Vinícius de Morais.

Carlos Drummond de andrade
“E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou,” “Com a chave na mão quer abrir a porta,não existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou;” Sozinho no escuro qual bicho do mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar sem cavalo preto que fuja a galope, você marcha,José! José, para onde?

Murilo Mendes
“Minha terra tem macieiras da Califórnia onde cantam gaturamos de Veneza. Os poetas de minha terra são pretos que vivem em torres de ametista, ossargentos do exército são monistas, cubistas, os filósofos são polacos vendendo a prestações. A gente não pode dormir com os oradores e os pernilongos. ”

Jorge Lima
Bronzes diluídos já não sãovozes, seres na estrada nem são fantasmas, aves nos ramos inexistentes; tranças noturnas mais que impalpáveis, gatos nem gatos, nem os pés no ar, nem os silêncios. O sono está. E um homemdorme.

Cecilia Meireles
0 Motivo

Eu canto porque o instante existe E a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste :sou poeta. Irmão das coisas fugidas, Não sinto gozo nemtormento. Atravesso noites e dias no vento.

Vinicius de Morais
Soneto de Fidelidade De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre e tanto Que mesmo em face do maiorencanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vive-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento.

tracking img