Fascismo e nazismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Fascismo e Nazismo foram regimes autoritários em vários pontos da Europa, sistema político, econômico e social que ganhou força após a 1ª guerra mundial, principalmente nos países emcrise economia como Itália, Alemanha, alem de Portugal e Espanha. Representado na Itália pelo líder Benito Mussolini. Na Alemanha por Adolf Hitler ganhando o nome de Nazismo. Em Portugal pelo governo deSalazar e na Espanha pelo Governo de Francisco Franco.

Fascismo
O fascismo aplica-se aos regimes políticos de caráter autoritário e corporativista, contrários tanto aos regimes de democracialiberal quanto ao Socialista, abrangendo também o nacional-socialismo (nazismo) alemão, o nacional-sindicalismo espanhol e outros movimentos, com suas características próprias.

O sistema político-socialFascista, implantado em 1922 na Itália por Benito Mussolini e derrubado em 1943, com a derrota do país pelos exércitos aliados, no final da segunda guerra mundial.

Principais idéias ecaracterísticas fascistas.

Totalitarismo: Sistema antidemocrático, concentrando poder total nas mãos do líder do governo, podendo tomar qualquer decisão decretar leis sem consulta de outros políticosNacionalismo: A ideia que só o que é do país tem valor; Valorizando a cultura do próprio país e inferiorizando os demais.

Militarismo: Grandes investimentos na produção de armas e equipamentos de Guerra,fortalecendo as forças armadas para poder expandir seu território através de guerras.

Culto à força física: treinamento intensivo de jovens para uma possível guerra, preparando soldados fortes esaudáveis.

Censura: Os grandes líderes como Mussolini e Hitler usaram seu poder para reprimir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou idéia, contrária ao sistema, poderia serveiculadas. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

Propaganda: Usando os mesmos meios de comunicação para divulgação de suas idéias, discursos, desfiles...
tracking img