Farmacologia molecular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte de Elisângela

Farmacologia molecular

É o estudo da interação de moléculas de droga e moléculas do sistema biológico. Os alvos moleculares de ação de drogas são os receptores, as enzimas, os sistemas de transporte e componentes moleculares do aparato genético.

Drogas atuando primariamente na inibição de enzimas por meio de diferentes mecanismos, como, inibição competitiva,substratos alternativos, inibidores enzimáticos irreversíveis, atuação em co-fatores, etc.

Receptores como alvos primários para a ação de drogas:

 A interação de drogas com receptores se assemelha grandemente à interação de substratos com enzimas. Entretanto, há algumas diferenças importantes, a principal delas é que “enzimas alteram substratos e drogas alteram receptores”. Receptores são complexosde macromoléculas que interagem com drogas e essa interação fornece um estímulo que provavelmente envolve uma mudança conformacional no receptor ou em seu ambiente imediato.

Propriedades dos receptores:

Sensibilidade: Muitas drogas produzem efeitos marcantes em concentrações bastante baixas, ou em pequenas doses. A energia para a resposta não é suprida pela droga ou sua combinação com oreceptor. A combinação da droga com o receptor requer amplificação para induzir a resposta: isso pode ser uma ação de disparo, liberando energia potencial armazenada na célula alvo, ou pode ser originada de uma cascata de amplificação (uma série de mudanças, cada uma com um fator de amplificação pequeno).

Seletividade: Respostas envolvendo um dado tipo de receptor são somente elicitadas por umapequena gama de substâncias químicas com grupos estruturais e propriedades elétricas semelhantes. Seletividade é maior com agonistas (drogas que produzem uma resposta) do que com antagonistas (drogas que bloqueiam respostas aos agonistas).

Especificidade: A resposta das células a qualquer dado tipo de agonista agindo no mesmo conjunto de receptores é sempre a mesma, sendo determinada pelaspropriedades das células.

Agonista é a droga que atua em receptores e elícita uma resposta que pode ser um aumento ou uma diminuição em uma manifestação particular da atividade celular ou de células às quais os receptores estão associados.

INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
Anatomia e funções gerais do sistema nervoso autônomo (SNA) e sistema nervoso somático (SNS) –
SNA:responsável pelas funções involuntárias do organismo; inervam toda a musculatura lisa e musculatura cardíaca. O músculo esquelético é inervado pelo sistema nervoso somático e não pelo autônomo.
Os neurônios eferentes do SNA estão associados aos centros hipotálamo-ponte-bulbo. Apesar da ligação entre as vias eferentes autônomas e o encéfalo muitos reflexos autônomos são classificados como reflexosmedulares pois acontecem sem estímulo proveniente do encéfalo. Esses reflexos incluem: a micção, a defecação, a ereção peniana. Pessoas com lesão na medula espinal que interrompem a comunicação com o encéfalo usualmente retêm alguns reflexos espinais mas, perdem a capacidade de sentir ou controlá-los.

O nome autônomo significa aquele que se governa. O sistema nervoso autônomo transporta todos osimpulsos do SNC para o restante do corpo exceto para a inervação motora do músculo esquelético.

O SNA não sofre influencia do controle voluntário e os principais processos por ele controlados são os seguintes:

1. Contração e relaxamento do músculo liso
2. Todas as secreções exócrinas e endócrinas
3. Os batimentos cardíacos
4. Algumas etapas do metabolismo intermediário.

O SNA consisteem duas principais divisões anatômicas:

➢ Sistema simpático é normalmente ativo todo o tempo. É o sistema que fica imediatamente preparado para lutar ou fugir . Muito destes efeitos resultam ou são reforçados pela adrenalina que é secretada pela adrenal . O sistema simpático não é essencial para a manutenção da vida, mas possui um papel importante na nossa vida diária. Uma das funções...
tracking img