Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCLUSÃO

A maioria dos Farmacêuticos entrevistados mostram ter conhecimento sobre o assunto abordado, 77% indicaram que a lavagem das mãos é a primeira atividade a ser realizada naadministração de medicamentos injetáveis. A região ventro glúteo foi o mais indicado como a que tem menor risco de lesão a vasos e nervos com 54% das respostas, já 88% dosentrevistados a grande maioria, respondeu que o músculo deltoide é o menos indicado pra aplicação injeções IM. Em relação ao volume da medicação a ser injetada, observou-se vários tipos derespostas, onde a grande maioria não fez a relação correta entre a estrutura muscular e a quantidade adequada de medicamento que poderia ser injetada. Assim, a preocupação recai sobre aquelesentrevistados que embora apliquem medicações tem déficit de conhecimentos importantes e que podem estar dificultando a aplicação correta do medicamento.
Assim concluímos que osconhecimentos e a preparação técnica dos farmacêuticos em relação à aplicação de injetáveis IM não é falha, embora cursos de aprimoramento técnico e científico na administração deinjetáveis podem e devem ser difundidos como uma expansão da atividade educativa, melhorando o desempenho e a qualidade de assistência à saúde da população. Em farmácias a pessoa qualificada paraaplicação de medicamentos injetáveis é o farmacêutico. Consequentemente é direito do paciente exigir que este procedimento seja realizado por um profissional capacitado.
Tãoimportante quanto às instalações adequadas é o farmacêutico conhecer os possíveis acidentes de trabalho sendo fundamental o programa de capacitação, onde este profissional fornecerá informaçõesimportantes e atualizadas sobre o modo correto de administração destes medicamentos. Desta forma todos saberão quais os riscos e complicações existentes e o que fazer para preveni-los.
tracking img