Formas de dividir o mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Formas de dividir o mundo
• Físico/política: em continentes
São cinco continentes políticos e quatro continentes
físicos. A diferença entre os dois está no ato do político ter divisões políticasde países (como Brasil, França, Bélgica e outros). Já a divisão física se baseia na estrutura física em territórios de área, território. Os continentes na divisão física são: América, Eurafrásia,Austrália e a Antártida. Já a divisão política tem a América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.

• Divisão sócio-econômica: países do norte, países do sul
Norte são os chamados países doOcidente, ou países desenvolvidos: todos os países da União Européia, Suíça, Noruega, Islandia, EUA, Canadá, Nova Zelândia, Japão e Austrália.
Sul é o resto, os chamados países em desenvolvimento, tantoindustrializados como México, Brasil, Turquia, Tailândia, África do Sul, como os pouco industrializados como Bolívia, Equador, Angola, Nigéria, Bangladesh etc.

• Quanto ao desenvolvimento: paísesdesenvolvidos,
subdesenvolvidos, emergentes
Países desenvolvidos são aqueles cujas populações apresentam boa qualidade de vida ou seja: bom nível de renda e bem-estar social; bom nível educacional;maior igualdade de oportunidades; melhores níveis de alimentação; maior resistência às doenças e elevado nível de consumo por parte da população. São países que apresentam alto grau de industrializaçãoe também são conhecidos como países de industrialização clássica.
As populações dos países subdesenvolvidos apresentam precárias condições de vida com deficiências graves nas áreas de educação esaúde e possuem renda familiar muito baixa. Em sua maioria foram colônias de exploração e apresentam muito baixo grau de industrialização. São conhecidos também como países de terceiro mundo ou paísesperiféricos. Localizam-se em geral na Ásia, América Latina e África.
Conhecidos anteriormente como NICS, s países emergentes vem crescendo economicamente em ritmo bastante acelerado nas últimas...
tracking img