Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Trabalho de farmacotécnica I com esboços dos instrumentos utilizados no laboratório, e respostas de perguntas relacionadas a farmacotécnica I



















SUMÁRIO

Questão 1
Questão 2
Questão 3
Questão 4
Questão 5
















Questão: 1.Desenhe e descreva as funções e cuidados que devem ser tomados com cada uma das vidrarias eutensílios de laboratório abaixo:





















Questão: 2.Pesquise e responda:
a) O que é de paralaxe ?
R: Erro de paralaxe é um erro que ocorre pela observação errada na escala de graduação causada por um desvio optico causado pelo ângulo de visão do observador. Pode ocorrer em vidrarias como buretas, pipetas e provetas etc. Por exemplo, quando é necessário medir umvolume na proveta, se você não observar o menisco de um ângulo que faça o menisco ficar exatamente na altura dos seus olhos, você poderá ter uma medida errada e, portanto, um erro de paralaxe, podendo obter uma medida maior ou menor que a correta, dependendo do ângulo de observação.
b) Qual o princípio físico do menisco?
R: Um menisco é a superfície curva de um liquido na sua interface com aatmosfera.Qualquer medida de volume feita com qualquer aparelho está sujeita a erros devido a: a) Dilatação e contração do material de vidro provocado pela variação de temperatura; b) Ação da tensão superficial sobre a superfície líquida; c) Imperfeita calibração dos aparelhos volumétricos; d) Erro de paralaxe, o qual se origina no momento da leitura. Para evitar este erro, deve-se sempre posicionaro aparelho de forma que o nível do líquido esteja na altura dos olhos. Na leitura de volumes, o olho precisa estar no nível da superfície do líquido, para se evitar o erro devido à paralaxe, uma condição que faz que o volume pareça menor que seu valor verdadeiro, se o menisco for visto de cima, e maior, se o menisco for visto de baixo.
c) O que significa o termo TC( to contain) E TD ( todeliver) para vidrarias?
R: TC = To Contain
Vidraria utilizada para conter um volume determinado, como balões volumétricos.

TD = To Deliver
Vidraria utilizada para transferir determinados volumes, como pipetas e buretas.
d) Pode verificar volume de líquidos quentes em qualquer vidraria? Justifique?
Não pois as vidrarias se dilatam com temperaturas quentes perdendo a precisão. O ideal é utilizaro béquer.
e) É importante ter vidrarias calibradas? Como deve ser realizado o processo de calibração?
R : Os instrumentos podem apresentar imprecisões em suas medidas. Com a calibração é possível medir precisamente através da densidade e volume de um liquido previamente conhecido, em uma determinada temperatura, da relação: Densidade = massa / volume. Antes de iniciar o procedimento decalibração deve-se deixar um béquer contendo água destilada sobre a bancada e com um termômetro com o bulbo mergulhado sobre o líquido para determinar a temperatura real da sala onde se está efetuando a calibração. Os instrumentos devem estar limpos e secos para que não haja interferência. Ao se realizar uma calibração o ideal é colocar água destilada em cada vidraria até o menisco, pois a água éconsiderada o líquido padrão para a calibração de vidrarias. Em seguida, a água deve ser transferida para um béquer previamente pesado. O béquer será pesado juntamente com a água.O valor da massa de água será obtido pela subtração dos valores obtidos, (béquer com água – béquer vazio).A temperatura da água deve ser medida após a pesagem para se conhecer a densidade da água.
Dependendo da temperaturateremos as seguintes densidades para a água:
Tabela 1: densidade da água.

Conhecendo a massa da água e a densidade da água, na temperatura medida, determina-se o real valor de volume da vidraria.
f) Como deve ser feita a higienização das vidrarias?
R: Qualquer vidraria utilizada no laboratório deve estar livre de gordura, para isso o critério mais seguro de limpeza é a lavagem uniforme das...
tracking img