Farmacia

Páginas: 8 (1836 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013

Centro Universitário Serra dos Orgãos - UNIFESO
Curso de Graduação em Farmácia
Disciplina: Farmacologia
Professora: Keli
Alunas: Nathália Vieira Thais Vieira
Moana Fiorini Beatris Oliveira
Marcela Quinteiro Savio Fiorini


Trabalho de Farmacologia

O sistema endócrino é formado por várias glândulas que estãolocalizadas em diversos lugares do corpo. As glândulas endócrinas participam da regulação das atividades do corpo, produzindo hormônios. Ao contrário das glândulas exócrinas, cujas secreções são transportadas até seu sítio de ação por ductos, as glândulas endócrinas não possuem ductos, são glândulas de secreção interna, liberando seus produtos diretamente na corrente sangüínea. As principaisglândulas endócrinas são hipófise, tireóide, paratireóides, supra-renais, pâncreas e gônadas.
O sistema neuroendócrino, controlado pela hipófise e pelo hipotálamo, coordena as funçoes corporais transmitindo mensagens entre celulas individuais e tecidos. O que é diferente no sistema nervoso onde este se comunica localmente por impulsos eletricos e neurotransmissores direcioanados a neuroneos eneuroneos ou a orgãos específicos.
O sistema endócrino libera hotmonios na corrente sanguínea, que transporta esses mensageiros quimicos para as células-alvo por todo o organismo. Os hormonios tem um tempo de resposta muito maior que os impulsos nervosos que pode causar uma resposta de semanas ou meses. Os dois sistemas regulatorio são intimamente relacionados.
A hipófise controla a função damaioria das outras glândulas endócrinas e, por sua vez, ela é controlada pelo hipotálamo, uma região do cérebro localizada imediatamente acima da hipófise. A hipófise possui duas partes distintas: o lobo anterior (adenohipófise) e o lobo posterior (neurohipófise). O hipotálamo controla o lobo anterior (adenohipófise) através da liberação de fatores ou substâncias similares a hormônios através de vasossangüíneos que conectam diretamente as duas estruturas.
Alguns dos homonios e fármacos que afetam o hipotalamo, a hipofise e a tireoide.

· Hormonios Hipotalamicos da Hipofise Anterior:
Os hormonios secretados pelo hipotálamo e pela hipofise são todos peptídeos ou proteínas de baixa massa molecular que atuam ligando-se a locais específicos nos seus tecidos-alvo. Os hormonios da hipofiseanterior sao regulados por neuropeptideos que sao denominados fatores ou hormonios ''liberadores'' ou ''inibidos''. Eles são produzidos nos corpos celulares do hipotálamo e alcançam as celulas da hipofise pelo sistema porta hipofisario. Os hormonios liberados com seus receptores resulta na ativação dos genes que promovem a síntese das proteinas precursoras que são processadas pos-translacionalmente ahormoniios e liberadas na circulação.
· Hormonios da Hipofise Posterior:
Em contraste com os hormonios do lobo anterior da hipofise, os do lobo posterior, vasopressina e ocitocina, não sao regulados pelos hormonios liberadores. Eles, são sintetizados no hipotalamo, transportados para a hipofise posterior e liberados em resposta a sinais fisiologicos especificos, como osmolaridade plasmaticaelevada ou parto. Ambos sao nonapeptideos com estrutura circular decorrente de ponte de sulfeto. A redução do dissulfeto inativa esses hormonios. Eles sao suceptiveis a hidrolise proteolitica e, assim administrados por via parenteral.
· Hormonios Tireoideos:
A glandula tireoide facilita o crescimento normal e a maturação, mantendo um nivel de metabolismo nos tecidos que é o ideal para a suaformaçao normal. Os dois principais hormonios tireodeos são a tri-iodotironina (T3, na forma ativa) e a tiroxina (T4). Secreçoes inadequadas dos hormonios tireoideos resultam em bradicardia, baixa resistencia ao frio e lentidao na atividade mental me fisica. E se houver secreção excessiva de hormonios tireoideos, podem ocorrer taquicardia e arritimias cardiacas, debilitação corporal, nervosismo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacia
  • Farmacia
  • farmacia
  • Farmacia
  • Farmácia
  • Farmacia
  • Farmacia
  • Farmacia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!