Farmacia

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2013
Curso: Técnico em Farmácia 

Disciplina: Historia da Farmácia e suas Características 
Professor: Francisco C. Silva 
 
 
 
 








Aula Pratica Nº 01 
MEDIDAS DE VOLUME – PESAGEM – MEIÇÃO DE TEMPERATURA 
 
 
 
 















Aluna: Ayslane 
Turno: Noturno            Modulo: 1 

 
 
 
 
 
 
 
Uberlândia 
2013



Titulo 
 
Medidas deVolume, Pesagem, Medição de temperatura  Nº 01    10/07/2013 
 
Objetivo 
 
Adquirir conhecimento sobre as técnicas de medidas de volumes, pesagens e medições de temperaturas para que possa ser feito corretamente o manuseio destes em laboratórios. 
 
Introdução teórica 
  
O estabelecimento de teorias e leis fundamentais da natureza e do comportamento da matéria depende de medidas cuidadosas devárias grandezas, como, por exemplo, massa, volume, comprimento e temperatura. 
A balança, utilizada para pesar massas, é um dos instrumentos fundamentais do laboratório, sem ela é impossível a analise de substancias, uma vez que um dos parâmetros usados para definições de reação é em quantidade de soluto. 
A medida correta de volumes é fundamental para o sucesso do trabalho nolaboratório, aparelhos volumétricos como, por exemplo, buretas, provetas, balões volumétricos e pipetas, são grandes auxiliadores na precisão de medidas de volumes. 
Um conceito que é bem familiar a todos é o de temperatura.  Para medir a temperatura pode ser usado um termômetro de mercúrio, pois este metal, como todas as outras substâncias, expande com o aumento da temperatura. Os termômetros utilizados em químicasão marcados em graus Celsius. 
 
Materiais 
 
Copo de Becker  
Pipeta Graduada 
Termômetro 
Proveta 
Cálice Graduado  
Tubo de Ensaio 
Balança semi-analítica. 
Água  
Sal 
 
Parte Experimental 
 
Iniciamos as etapas dos experimentos, utilizando o termômetro para medir a temperatura de cinco em cinco minutos nos copos de Becker, com água da torneira, quente e gelada , colocando emuma tabela suas temperaturas. 
Enquanto isso, começamos as medições de volumes, o professor Francisco utilizou  uma solução KOH - Hidróxido de Potássio + Fenolfitaleína na água para a utilizar nas medidas, explicando que cada solução tem uma composição  diferente. Após feita a solução  medimos 20ml do liquido utilizando uma Pipeta Graduada, transferindo para o copo de Becker de 50ml notando quenão deu a mesma medida mas sim 10ml de diferença , notando pois que  o copo de Becker não tem precisão, ao contrario da  Pipeta que é  mas precisa que o copo de Becker. 
A segunda medição de volume, foi utilizado novamente 20ml do liquido na Pipeta Graduada transferindo para uma Proveta de 50ml, novamente não dando a medida exata pois a Proveta é intermediaria. 
Terceira medição de volume,medimos 25ml do liquido  em uma Proveta transferindo para um Cálice Graduado, Novamente não deu a medida exata pois  a Proveta é menos precisa que o Cálice Graduado. 
Quarta medição de volume, medimos 25ml do liquido em um Cálice Graduado e transferimos para uma Proveta de 50ml, novamente não dando a mesma medida como disse na medição anterior e Proveta é menos precisa que o Cálice Graduado. 
Quita eUltima medição de volume, utilizamos a Pipeta Graduada de 20ml fazendo a medida do liquido da capacidade total da Pipeta em seguida transferindo 1ml em cada 5 tubos de ensaios notando que sobraram na Pipeta a medida exata , com isso então os Tubos de ensaios tem a mesma precisão que a Pipeta Graduada. 
Começamos as pesagens na balança limpando a balança semi-analitica, fazendo o nivelamento,depois iniciamos as pesagens colocando o copo de Becker pegado com um papel ou pinça para as pesagens da substancias. 
Na balança como o copo de Becker pesa, então utilizamos a TARAGEM que desconsidera o peso do copo de Becker para o inicio das pesagens. Então as pesagens começaram a serem feitas de 0.05g, 0.5g, 0.75g, 1.00g, 1.7g, 2.5g, 5.5g e cada uma sendo iniciada desde o começo. 
 ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacia
  • Farmacia
  • farmacia
  • Farmacia
  • Farmácia
  • Farmacia
  • Farmacia
  • Farmacia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!