Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
As bebidas alcoólicas são tão antigas quanto a humanidade e numerosas como suas etnias.
Deve-se lembrar, aliás, que esses produtos de fermentação alcoólica originavam-se na antiguidade de processos espontâneos de fermentação (a primitiva fase industrial empregava métodos empíricos), e só em época mais recente começaram a ser usados nas indústrias, para sua fabricação, os modernosmétodos de biotecnologia.
A característica de uma bebida alcoólica é o fato de ela dever ser obtida por fermentação. É interessante lembrar que, apesar da antiguidade de conhecimento das bebidas alcoólicas, tem só pouco mais de um século a descoberta do fundamental papel microbiano em sua obtenção.


LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
As bebidas alcoólicas são geralmente classificadas em dois grandes grupos:fermentadas e destiladas, todas elas são obtidas por fermentação, sendo as últimas aguardentes, como diz o nome, aquelas em que o mosto fermentado sofre algum processo de destilação.
Nossa legislação faz uma classificação mista: fermentadas, por mistura e fermento-destiladas, sendo estás últimas ainda subdivididas em destiladas e destilo-retificadas.
Os seguintes exemplos mencionados para cadacaso:
a) fermentadas: cerveja, sidra, hidromel, fermentado de frutas e outros fermentados;
b) por mistura: licor, amargo e aperitivo, aguardente composta e bebidas mistas;
c) destiladas: aguardente de cana ou caninha, rum, uísque, arac, conhaque, graspa ou bagaceira, pisco, aguardente de frutas, tequila e tiquira;
d) destilo-retificadas: vodca, genebra, gim, steinhaeger, aquavit e corn.CERVEJAS
A cerveja, de que existem diversos tipos, é obtida pela fermentação alcoólica do mosto de malte de cevada (Hordeum vulgare) e a água potável, por ação de levedura, com adição de lúpulo (Humulus lupulus). O malte da cevada pode ser substituída por outros cereais, principalmente o arroz (Oryza sativa).
A concentração alcoólica massa / volume varia bastante conforme o tipo, podendo nãoter álcool (casos especiais) ou ir até 8%, também como tipo extremo. O normal é de 3% a 5%. Em nossa legislação atual, em que as cervejas estão classificadas (quanto ao tipo de fermentação, quanto ao extrato primitivo e ao teor de extrato, quanto à cor e quanto ao teor alcoólico), a porcentagem máxima não é indicada; Quanto ao pH vai variar de 6,5 a 8,0.
Quanto ao teor alcoólico: cerveja semálcool, quando seu conteúdo em álcool for menor que meio por cento em volume, não sendo obrigatório a declaração no rótulo do conteúdo alcoólico; Cerveja com álcool, quando o conteúdo em álcool for igual ou superior a meio por cento em volume, devendo obrigatoriamente constar no rótulo o percentual de álcool em volume.
Quanto à fermentação: temos a cerveja de alta fermentação (Saccharomyces cerevisiae)12 a 15 °C; Cerveja de baixa fermentação (Saccharomyces uvarum) 5 A 10 °C.
A levedura cervejeira, as enzimas e os agentes clarificantes, filtrantes e absorventes são considerados, pela legislação brasileira como coadjuvantes da tecnologia de fabricação.


MATÉRIAS-PRIMAS
A antiga lei de pureza da cerveja (Reinheitsgebot) publicada em 1516 na Bavária__ – região meridional da Alemanha –estabelece que esta bebida deve ser produzida exclusivamente com malte, lúpulo e água, sem qualquer aditivo.
Define-se malte como sendo o produto da germinação controlada das sementes de cevada para emprego industrial, utilizado na fabricação de cerveja, uísques, farináceos e outros produtos alimentícios. O lúpulo é uma planta dioica, isto é, apresenta flores masculinas e femininas em indivíduosdiferentes, não havendo, portanto, planta hermafrodita, ele confere aroma e amargor, apresenta ação antisséptica, pois os ácidos isoalfa são bacteriostáticos; contribui, também, para a estabilidade do sabor e da espuma da cerveja.
A água deve apresentar os seguintes requisitos básicos:
a) ser potável, transparente, incolor, inodora e livre de qualquer sabor estranho. Se for água de superfície...
tracking img