Farmacia

Páginas: 4 (795 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Fundamentos da Farmácia

Professor Alfredo
Aluna: Yasmin Andujar
Turma: 1º sem A
Sala: 1001
Pesquisa: História da Farmácia e Âmbito do farmacêutico

História da Farmácia
A origem dasatividades relacionadas à farmácia se deu a partir do século X com as boticas ou apotecas, como eram conhecidas na época. Neste período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Na Espanha e na França,a partir do século X, foram criadas as primeiras boticas. Esse pioneirismo, mais tarde, originaria o modelo das farmácias atuais. 
Neste período, o boticário tinha a responsabilidade de conhecer ecurar as doenças, mas para exercer a profissão devia cumprir uma série de requisitos e ter local e equipamentos adequados para a preparação e guarda dos medicamentos.
  Com um grande surto depropagação da lepra leva Luís XIV, entre outras iniciativas na área da saúde pública, houve a necessidade de ampliar o número de farmácias hospitalares na França. Mais adiante, no século XVIII, a profissãofarmacêutica separa-se da medicina e fica proibido ao médico ser proprietário de uma botica. Com isso, dá início na antiga Roma a separação daqueles que diagnosticavam a doença e dos que misturavammatérias para produzir porções de cura.
No século II, os árabes fundaram a primeira escola de farmácia de que se tem notícia, criando inclusive uma legislação para o exercício da profissão. Em 1777, Luiz XVdetermina a substituição do nome de apoticário pelo de farmacêutico. A obtenção do diploma de farmacêutico exige estudos teóricos e prestação de exames práticos, embora ainda não seja considerado denível universitário. Com o tempo, o estudo universitário para a formação do farmacêutico é logo estendido para toda a Europa.
No século XVI, o estudo dos remédios ganhou impulso notável, com apesquisa sistemática dos princípios ativos das plantas e dos minerais capazes de curar doenças.
Com o tempo, foi implantada no mundo a indústria farmacêutica e, com ela, novos medicamentos são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacia
  • Farmacia
  • farmacia
  • Farmacia
  • Farmácia
  • Farmacia
  • Farmacia
  • Farmacia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!