Faringotonsilites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FARINGOTONSILITES



1) INTRODUÇÃO

As faringotonsilites são doenças inflamatórias e infecciosas que envolvem a faringe, tonsilas palatinas (amígdalas) e tonsilas faríngeas (adenóide).
Constituem um dos distúrbios mais freqüentes na rotina diária de atendimento, tanto de otorrinolaringologistas como de pediatras e de clínicos gerais, e seu manejo terapêutico envolve dúvidas econtrovérsias.

2) CONSIDERAÇÕES ANATOMO-FISIOLÓGICAS

As tonsilas palatinas, as tonsilas faríngeas ou de Luschka, as tonsilas linguais , as tonsilas tubáricas e os nódulos linfóides da faringe constituem o anel linfático de Waldeyer. As tonsilas palatinas e adenóides são órgãos linfóides periféricos ou secundários que se encontram na entrada dos sistemas respiratório e digestivo, sendo, portanto osprimeiros tecidos imunocompetentes a entrarem em contato com microorganismos exógenos e outros antígenos presentes no fluxo aéreo-digestivo. Sua função primária seria coletar informação antigênica, havendo evidências também da sua participação nos mecanismos envolvidos na indução de produção e secreção de imunoglobulinas. As tonsilas palatinas são mais ativas entre o 4º e o 10° anos de vida e involuemdepois da puberdade, e o tecido adenoidiano é normalmente mais volumoso entre os 3° e 7° anos de idade.

2.1) Tonsila Faríngea (adenóide)

A tonsila faríngea é uma massa de tecido linfóide localizada na região póstero-superior da nasofaringe. Seu suprimento sangüíneo provém das artérias faríngea e palatina ascendente, artéria do canal pterogóide, ramo faríngeo da artéria maxilar interna e ramocervical ascendente do tronco tireocervical. Ramos dos nervos glossofaríngeo e vago fornecem inervação sensitiva, sendo responsáveis por dor referida para a garganta ou ouvido, durante episódios infecciosos. A drenagem linfática é feita para linfonodos retrofaríngeos e cervicais profundos superiores.
A tonsila faríngea desenvolve-se totalmente no sétimo mês de gestação e continua a crescer até oquinto ou sexto ano de vida, estimulada por uma variedade de estímulos antigênicos (vírus, bactérias, alérgenos e irritantes). Devido à sua localização, adenóides aumentadas podem causar obstrução nasal e estase de secreção nasossinusal com proliferação de microorganismos e maior exposição a antígenos, o que, por sua vez, tende a fazer aumentar ainda mais seu tamanho. Além disso, a nasofaringefunciona como um conduto para a passagem de ar inspirado e secreções que drenam da cavidade nasal para a orofaringe, como caixa de ressonância para a fala e local de drenagem da tuba auditiva. A presença de uma tonsila faríngea de volume aumentado obstruindo a nasofaringe prejudica todas essas funções. A partir dos sete anos de idade, a atrofia da tonsila faríngea e o aumento do diâmetro danasofaringe melhoram o fluxo de ar local.

2.2) Tonsila palatina (amígdala)

Em numero de duas, as tonsilas palatinas são massas de tecido linfóide localizadas na parede lateral da orofaringe, ocupando a escavação também chamada de fossa amigdaliana. Normalmente estão confinadas à orofaringe. Se excessivamente grandes, podem alcançar a nasofaringe, gerando insuficiência velofaríngea e obstrução nasal.O mais comum, no entanto, é sua extensão à hipofaringe, gerando obstrução alta de vias aéreas e síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS).
Sua localização anatômica faz com que as tonsilas palatinas estejam pouco associadas a doenças da tuba auditiva e dos seios paranasais. Porém, é frequente a coexistência de hipertrofia de amígdalas e adenóide, o que confunde os sintomas dasduas entidades.
A tonsila palatina apresenta duas faces, uma interna e outra externa; e dois pólos, superior e inferior. A face interna está envolta por um tecido conjuntivo denso, constituindo uma túnica denominada de cápsula amigdaliana que se adere intimamente ao tecido amigdaliano, contrariamente à sua união com a parede faríngea, que é muito frouxa sendo de fácil dissecção durante a...
tracking img